IFF firma convênio com Casimiro de Abreu

por admin publicado 27/07/2011 21h15, última modificação 31/08/2023 12h46
Após assinatura de convênio entre Instituto e prefeitura nesta quarta-feira, 27, a partir de outubro será iniciado o curso Técnico de Segurança do Trabalho na modalidade EaD.

A tarde desta quarta-feira, dia 27 de julho, foi marcada pela assinatura de convênio entre o IF Fluminense com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, que resultará no funcionamento de mais um pólo de educação a distancia do Instituto. No mês de outubro será oferecido o curso de Segurança do trabalho no município. As inscrições para o processo seletivo, que acontece em 04 de setembro, já estão abertas.

A cerimônia aconteceu no plenário da prefeitura e contou com a presença de gestores do IF Fluminense, do município e do Estado. Entre elas a Reitora da Instituição Cibele Daher, a Pró-Reitora de Ensino Fabíola Ney, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional Guiomar Valdez, o coordenador da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC) Synthio Almeida, a coordenadora da Educação a Distancia, Izabel Cristina Maciel, o Diretor Geral do campus Macaé, Marcelo Fagundes Félix e o Diretor de Extensão e Trabalho do campus Macaé, Lenilson Guimarães. Na ocasião também estiveram presentes o Prefeito da cidade, Antônio Marcos de Lemos Machado, a secretária de educação, Maria Inês da Costa Medeiros Ávila, os vereadores João Medeiros e Bitó. O Estado foi representado pelo deputado estadual Alcebíades Sabino. A cerimônia ainda contou com a presença do prefeito de Silva Jardim, Marcelo Zellão.

Dando sequência ao cerimonial, o coordenador da e-TEC do IFF, Synthio Almeida, fez uma apresentação estrutural sobre a Educação a Distancia e falou sobre o comprometimento da instituição em oferecer ensino de qualidade que capacita o profissional e o integra ao mercado de trabalho. O professor ainda frisou a importância do comprometimento do poder público junto ao Instituto visando a otimização do ensino.

Synthio ressaltou a importância da instalação do pólo de atendimento na Escola Técnica Aberta do Brasil, o que pode trazer futuros cursos da modalidade ao município.

“A grande importância desse convênio é o cumprimento do dever do Instituto Federal Fluminense em dar oportunidade aos cidadãos de fazer um curso técnico e conseguir ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, hoje cada vez mais competitivo”, completou Synthio.

A coordenadora da Educação a Distância, Izabel Cristina Maciel, destacou a importância da efetivação da parceria com o município.

A Reitora Cibele Daher, resumiu a história do Instituto, ainda como Escola Técnica, mais tarde como CEFET e o número de profissionais que o Instituto centenário já formou. Frisou sobre a extrema importância do IFF em Casimiro de Abreu e agradeceu por estar firmando mais uma parceria de sucesso.

“Essa é uma área histórica do estado do Rio de Janeiro nos investimentos e a cidade de Casimiro de Abreu está muito próxima ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), que está se instalando em Itaboraí. A gente se sente muito gratificado de ver que o Instituto está avançando e nós estamos conseguindo por meio da EaD alcançar outros municípios, o que talvez não fosse possível através da modalidade presencial. A Educação a Distância é uma oportunidade da ampliação no número de vagas na educação profissional técnica", ressaltou a Reitora.

Dada a palavra à secretária de Educação, Maria Inês da Costa Medeiros Ávila, declarou estar muito satisfeita com a vinda do Instituto para o município e que esse convênio abre portas para formação profissional dos alunos que gratuitamente poderão se capacitar.

O deputado Estadual Alcebíades Sabino, fez elogios ao Instituto e acredita que o IFF se mantém graças a seu ensino de excelência.

O Prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos de Lemos Machado, disse estar muito feliz com mais essa conquista e reafirmou seu compromisso com a população de oferecer a EaD. Destacou que o momento já fazia parte de um sonho antigo e que está comprometido com a educação.

“Nós já sabíamos da importância que é qualificar o jovem do nosso município. As oportunidades de emprego estão na nossa região, que é uma região de abrangência do COMPERJ. Nossa população não tinha acesso nesse sentido, é um avanço muito grande a vinda do IFF para Casimiro de Abreu. Teremos a chance de qualificar e fazer com que nossos jovens disputem as vagas num mercado de trabalho tão competitivo. É uma etapa que estamos cumprindo, é um investimento na educação e é mais uma grande conquista pra nossa população”, finalizou.