V JIF Sudeste

IFF garante três ouros e uma prata na estréia do judô

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/08/2017 23h46, última modificação 10/10/2023 12h32
IFF estréia no judô com três medalhas de ouro e uma de prata em jornada que teve 55 competições com duração máxima de 5 minutos cada.
IFFgarante três ouros e uma prata na estréia do judô

As lutas iniciaram com atraso, após às 14 horas, por conta de um ajuste no tatame. Mas para Artur Ribeiro (ouro), João Pedro Martins (ouro), Milton Rei Neto (ouro), René Filho (prata) valeu todo o esforço. Eles entram para a história do IFFluminense como pioneiros. A equipe da casa foi formada num esforço conjunto dos campi Macaé e Cabo Frio. O Colégio Pedro II lidera a competição seguido do Instituto Federal do Espírito Santo e pelo Instituto Federal de São Paulo.

Os medalhistas de ouro garantem sua participação nos jogos nacionais que acontecerão em outubro, na cidade mineira de Poços de caldas. Coordenador da educação física do Campus Macaé, Marcelo Delatoura disse que a participação do quarteto foi “uma grata surpresa” tendo os rapazes, com idades de 16 e 17 anos, “representado muito bem o IFF”. Marcelo observa que os demais institutos envolvidos na competição compareceram com equipes formadas por oito e nove atletas.

- Acho que é o começo de uma nova era, as artes marciais no nosso Instituto. As modalidades individuais estão fazendo sua parte. Parecendo até uma olimpíada: o Brasil vai mal nas coletivas e vai bem nas individuais – comentou ele prevendo os três ouros e uma prata, que se confirmaram.

Milton estuda Eletromecânica no campus Macaé, assim como João Pedro. Ele e resume o trabalho feito em pouco tempo para as competições: “A gente preza pelo estudo, mas sempre que dá faz um treino. Apesar de a escola não ter tradição, o incentivo – que dá para entender porque no Brasil o principal é o futebol – a gente tenta representar o IFF da melhor maneira possível.

Já Artur Ribeiro, do Campus Cabo Frio, destacou o treinamento “forte para competir melhor e ganhar”. Pai do medalista René Filho, seu René Domingos do Nascimento interrompeu sua rotina de trabalho para incentivar o filho. “Fiz o sacrifício de sair de Búzios e estou há dois dias aqui para dar uma força a ele, pra ele não se sentir sozinho.”, revelou René pai.

Respeito às adversárias

Atleta do Instituto Federal de São Paulo, Monique Evelins Pontes chamou atenção do público pela sua atitude de respeito às demais competidoras. Portando um anel cervical no pescoço, ela entrou no tatame apenas para cumprimentar as adversárias e a equipe de arbitragem. Na segunda-feira, quando treinava em uma academia em Campos dos Goytacazes, voltou a sentir dor na coluna. Há dois anos, havia sofrido uma lesão na cervical, quando chegou a ficar sem movimento do pescoço para baixo.

"Se eu continuar forçando será uma coisa mais grave. Faço judô há 12 anos. É uma coisa que é a minha vida. Seria humilhante você entrar no tatame e ser derrotada sem ao menos tentar, mas é uma coisa que além de ser humilhante é gratificante porque estou honrando a minha palavra, entrando no tatame e cumprimentando a menina", disse ela.

Etapa final

Nesta quinta-feira, 31/08, a partir das 8 horas, haverá a última etapa das competições no judô, quando ocorrerão as disputas individuais e por equipes no chamado absoluto, modalidade em que atletas de diferentes categorias se enfrentam até o surgimento do campeão e vice da competição. Com os resultados desta quarta-feira, os atletas do IFF estarão mais uma vez no tatame.

Confira AQUI as fotos de hoje.

registrado em: , ,