PDP 2023

IFF inicia levantamento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/08/2022 15h03, última modificação 31/08/2023 13h11
Gestores e servidores devem indicar, em conjunto, as necessidades de capacitação para o próximo ano. Levantamento será realizado de 08 a 21 de agosto, pelo Suap.
IFF inicia levantamento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Documento deve conter o planejamento das ações de capacitação para 2023 (Arte: Lionel Mota)

Com o objetivo de planejar as ações de capacitação para o próximo ano, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas do IFF iniciou a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2023. O documento, obrigatório, é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), que visa à promoção do crescimento dos servidores públicos nas competências necessárias para sua atuação profissional.

O levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores do IFFluminense será realizado de 08 a 21 de agosto de 2022, pelo Suap. Gestores, em conjunto com os servidores de sua equipe, deverão indicar os conhecimentos e a formação/capacitação necessários para o seu crescimento profissional.

"No PDP devem constar as necessidades de desenvolvimento que subsidiarão, por exemplo, a participação dos servidores em eventos e cursos, seus afastamentos para pós-graduação, suas licenças para capacitação, etc".                                 Taís Castro

Elaborado anualmente, o Plano vigora no exercício seguinte. De acordo com a diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Instituto, Taís Castro, planejar as capacitações é de fundamental importância para o desenvolvimento dos servidores e alcance dos objetivos da instituição, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

“É a oportunidade dos servidores e gestores avaliarem em conjunto quais são as lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidas para o aprimoramento da atuação profissional dos servidores no desempenho das suas funções, bem como para a implementação de novas atividades nos campi e Reitoria”, destaca a diretora.

Taís ressalta a importância da participação de todos os servidores e gestores no processo de elaboração do PDP. “Nesse documento devem constar as necessidades de desenvolvimento que subsidiarão, por exemplo, a participação dos servidores em eventos e cursos, seus afastamentos para pós-graduação, suas licenças para capacitação, etc. Daí, a importância de que o PDP seja construído coletivamente”, pontua a diretora.

Assista ao vídeo sobre a elaboração do PDP 2023:

Para outras informações, acesse a página do PDP no Portal do IFF.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!