Capacitação

IFF inicia processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2021

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/06/2020 12h51, última modificação 31/08/2023 12h59
Gestores devem indicar, junto com os servidores de sua equipe, de 15 de junho a 03 de julho, as necessidades de capacitação para o próximo ano.

O levantamento das necessidades de capacitação é uma etapa inicial e fundamental do PDP (Arte: Lionel Mota)

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Fluminense iniciou o processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2021. O documento é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), regulamentada pelo Decreto N.º 9.991/2019, que tem o objetivo de promover o crescimento dos servidores públicos nas competências necessárias para sua atuação profissional.

O PDP é obrigatório e deve ser elaborado anualmente para vigorar no exercício seguinte, com a finalidade de elencar as necessidades de capacitação e ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos do IFF, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores de todas as unidades do Instituto será realizado no período de 15 de junho a 03 de julho de 2020. Os gestores - coordenadores, diretores e pró-reitores - deverão indicar, em conjunto com os servidores de sua equipe, por meio do preenchimento de um formulário, os conhecimentos e a formação/capacitação necessários para o seu crescimento profissional. As orientações para elaboração do PDP IFF 2021 foram estabelecidas pela Portaria N.º 336/2020.

De acordo com a diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do IFFluminense, Taís Castro, o levantamento das necessidades de capacitação é uma etapa inicial e fundamental do PDP. “A participação de todos os servidores nessa etapa é muito importante, tendo em vista que será a partir das informações coletadas nessa fase que o PDP IFF 2021 será elaborado e as capacitações do próximo ano serão realizadas”.

Para auxiliar no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas foram designadas, pela Portaria N.º 361/2020, comissões locais nos campi e uma comissão central na Reitoria.

"O PDP é um importante movimento para o levantamento, planejamento e organização das necessidades de capacitação dos servidores da instituição", Taís Castro.

Taís destaca que, após sua conclusão, o PDP deve ser cadastrado no Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), do Ministério da Economia, e que as execuções das ações de capacitação no ano de vigência do Plano deverão estar necessariamente previstas no referido documento. “Além disso, entendemos que a elaboração do PDP é um importante movimento para o levantamento, planejamento e organização das necessidades de capacitação dos servidores da instituição”, finaliza a diretora.

Outras informações sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e o Plano de Desenvolvimento de Pessoas podem ser acessadas no Painel do Servidor, no portal do IFF. O PDP 2020 está disponível AQUI