Sistema Acadêmico

IFF institui renovação automática de matrículas de alunos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/12/2017 16h25, última modificação 31/08/2023 12h48
Portaria que institui a medida foi publicada nessa quarta-feira, 20 de dezembro de 2017. Há casos em que o estudante ainda deverá realizar o protocolo direto no campus.
IFF institui renovação automática de matrículas de alunos

Renovação será feita pela administração pelo Sistema Acadêmico.

A partir de agora, os estudantes de todos os campi do IFFluminense terão sua renovação de matrícula realizada de forma automática pela instituição. As orientações para o procedimento foram instituídas por meio da Portaria N.º 1822, de 20 de dezembro de 2017 e serão adotadas por todas as unidades do Instituto.

A ação é resultado do esforço de Grupo de Trabalho formado por membros da Câmara de Ensino que analisou o tema em 2016 com o objetivo de eliminar os casos em que estudantes, ainda que tenham concluído regularmente o período, perdem o prazo de renovação da matrícula. A medida também vai melhorar o fluxo de trabalho e organização das Coordenações de Registro Acadêmico dos campi, já que as matrículas de todos os estudantes serão renovadas em um mesmo momento, facilitando o fechamento e abertura de diários dos professores.

Para o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Marcelo Sarmento, trata-se de uma ação muito positiva. Foi feito um estudo para esta medida, com base legal, e que minimiza um problema para o estudante que não renovava sua matrícula no sistema e que, ao perder o prazo, era evadido, o que ocasionava um prejuízo tanto para ele, que deixava de estudar, quanto para a instituição, que deixa de ter um estudante que poderia estar frequentando ou concluindo seu curso”, diz Marcelo destacando que o objetivo principal é a permanência do estudante.

Os procedimentos serão adotados a partir do primeiro semestre do ano letivo de 2018 e um tutorial foi preparado pela Coordenação de Gestão de Sistemas Acadêmicos da Pró-reitoria de Ensino para orientação dos servidores que serão responsáveis pela renovação automática no sistema.

Os estudantes devem estar atentos a alguns casos em que a matrícula não será realizada de forma automática, devendo protocolar seu pedido: (1) para o componente curricular Seminário de Formação Profissional, o estudante deverá requerer a matrícula, em formulário próprio, de acordo com o calendário acadêmico do campus; (2) para o estudante que for cursar somente a(s) dependência(s), também não haverá renovação automática de matrícula, devendo requerer tal situação no Registro Acadêmico; (3) o pedido de cancelamento ou trancamento de matrícula também deverá ser protocolado pelo estudante; (4) e no caso do estudante que vai cursar somente Trabalho de Conclusão de Curso, a matrícula será renovada por dois períodos letivos consecutivos. Após esse período, deverá requerer a renovação no Registro Acadêmico.