IFF lança Concurso de Fotografia e Vídeo Digital

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/04/2020 12h46, última modificação 31/08/2023 12h58
O Concurso está aberto a participação da comunidade interna e externa do Instituto. As imagens deverão ser produzidas em casa.
IFF lança Concurso de Fotografia e Vídeo Digital

As inscrições serão realizadas de 22 de abril a 31 de maio

A Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Coordenação de Políticas Culturais e de Diversidade, lançou o Concurso de Fotografia e Vídeo Digital “Ócio Criativo – em tempos de Coronavírus, um isolamento Produtivo”.

Além de dar visibilidade aos projetos, programas e ações de extensão do IFF, o Concurso visa incentivar a arte da fotografia e do audiovisual, estimulando a criatividade e a produção de imagens, em casa, durante o isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19.

“O propósito do concurso é identificar a percepção que a comunidade tem para com o tema Ócio criativo - em tempos de Coronavírus, um isolamento produtivo, estimular a reflexão a seu respeito, ressignificar o espaço e o tempo de isolamento social, ampliar a conscientização coletiva para o combate à disseminação do vírus e valorizar a prática artística na área da fotografia e do audiovisual, sem sair de sua residência”, destaca o coordenador de Políticas Culturais e de Diversidade, Jonas Defante.

Como participar?

O Concurso está aberto a participação de toda a comunidade, incluindo estudantes, servidores, pesquisadores, estagiários e colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviço no IFF e a população em geral.

As inscrições devem ser realizadas no período de 22 de abril a 31 de maio de 2020, mediante o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição e envio das fotos ou vídeos para o e-mail cultura.reitoria@iff.edu.br.

O Concurso abrange produções fotográficas ou audiovisuais coloridas ou em preto e branco. Os vídeos deverão ter o formato de curta de bolso – uma narrativa de breve duração – com tempo máximo de cinco minutos e mínimo de um minuto. As normas do Concurso e as orientações sobre produção e envio do material estão disponíveis do Edital N.º 50/2020, retificado pelo Edital N.º 52/2020.

A seleção das fotos e vídeos será realizada em três etapas: pré-seleção pela Comissão Organizadora do Concurso; júri popular, com votação online pelo perfil do Facebook do IFF; e, por último, o júri técnico, com avaliação de uma comissão, formada por cinco servidores do Instituto, com experiência técnica e acadêmica na produção fotográfica e audiovisual.

O resultado final do Concurso será divulgado no dia 01 de julho de 2020, no Portal de Seleções do IFF.

Premiação

Todos os participantes selecionados pela Comissão Organizadora receberão um certificado de reconhecimento de sua obra. As 60 produções classificadas, sendo 45 fotografias e 15 vídeos mais votados no Facebook do IFF, farão parte de uma Exposição que circulará em todos os campi do Instituto.

As oito melhores fotos e os dois melhores vídeos feitos por estudantes do IFF serão premiados com uma visita técnica cultural para a cidade de São Paulo.

(Notícia atualizada no dia 24/04/20 para inclusão do Edital de Retificação, da participação da comunidade externa e atualização do número das produções que serão selecionadas para a Exposição)