Notícias

Igualdade de Gênero

IFF lança e-book do Seminário Virtual da Mulher

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/12/2020 13h12, última modificação 31/08/2023 13h01
Publicação reúne as experiências e 27 trabalhos apresentados pelos participantes durante evento, realizado de junho a agosto deste ano.
IFF lança e-book do Seminário Virtual da Mulher

Publicação está disponível no site do evento (Arte: Ana Carolina Cruz)

 Os anais do I Seminário Virtual da Mulher: Educação, Cultura e Ciência estão disponíveis no formato de e-book, no site do evento. O livro virtual reúne as experiências e pesquisas compartilhadas durante o seminário realizado pelo Instituto Federal Fluminense de junho a agosto deste ano, com o objetivo de promover a conscientização da igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades entre os gêneros. 

 O evento teve como foco a participação efetiva das mulheres e dos movimentos LGBTQI+, especialmente no campo das ciências e na carreira acadêmica. A publicação reúne 27 trabalhos apresentados pelos participantes em 12 eixos temáticos que envolvem a Mulher: Arte; Cultura; Educação; Empreendedorismo; Gênero; Política; Resistência; Subjetividade; Trabalho; Violência; Mulher Negra; e Ciência e Tecnologia.

 “O e-book registra toda a programação do evento construído de modo colaborativo por coordenadoras de Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) e de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFluminense, alinhado ao 5.° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que pretende atingir a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e jovens", destaca o organizador da publicação e coordenador de Políticas Culturais e Diversidade da Pró-reitoria de Extensão do IFF, Jonas Defante. 

 “Alguns dos trabalhos apresentados refletem a resistência feminina diante dos obstáculos impostos pela pandemia, na realização de projetos de pesquisa e extensão acadêmicos, trazendo propostas inovadoras e potentes", Manuela Nogueira

 A coordenadora geral do Seminário Virtual da Mulher e do Nugedis do Campus Cambuci, professora Manuela Batista Nogueira, destaca, na apresentação do livro, que esse registro é uma prova de que é possível estimular a troca de saberes e a difusão de importantes trabalhos no campo de estudos científicos e humanos que são atravessados pela temática feminina, em contextos diversos, mesmo durante um ano de muitos desafios e perdas provocadas pela pandemia de Covid-19.

 “Alguns dos trabalhos apresentados refletem a resistência feminina diante dos obstáculos impostos pela pandemia, na realização de projetos de pesquisa e extensão acadêmicos, trazendo propostas inovadoras e potentes diante de um cenário que ainda se apresenta muito incerto e inconstante”, afirma Manuela, ressaltando que o evento foi quase 100% organizado por mulheres.

 Acesse a publicação AQUI.

 

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!