Extensão

IFFluminense lança edital de seleção interna para o Programa IF Mais Empreendedor Nacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h02
O processo seletivo é voltado para servidores e estudantes. O prazo para submissão de propostas vai até 15 de abril, pelo Suap.
IFFluminense lança Edital de seleção interna para o Programa IF Mais Empreendedor Nacional

Serão selecionados até sete projetos, com prazo de execução de seis meses.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade, publicou o Edital N° 54/2021 de seleção interna de projetos, para adesão ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional, lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

O objetivo do programa é estimular a participação de servidores e estudantes em projetos voltados ao desenvolvimento de ações direcionadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs), desde que possuam Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da Covid-19.

O edital visa à construção de uma proposta institucional que contará com até sete projetos, com prazo de execução de seis meses. Os projetos deverão contemplar a metodologia recomendada para o atendimento de, pelo menos, cinco MPEs ou MEIs por projeto. Cada instituição de ensino poderá ser contemplada com até R$ 154.350,00 e cada projeto será contemplado com recursos financeiros na ordem de R$ 20.700,00 para o período de seis meses, referente às bolsas que serão pagas mensalmente às equipes executoras.

O coordenador de equipe, que deverá ser servidor efetivo do IFF, conduzirá o respectivo projeto. Ele deverá, entre outras atribuições, elaborar o projeto - de acordo com Anexo I do edital - do qual será coordenador, caso a proposta seja aprovada, e terá direito à bolsa de R$ 1.050,00 mensais.

Cada projeto deverá ter, no mínimo, cinco e, no máximo, seis estudantes, regularmente matriculados no IFFluminense em qualquer curso de qualquer nível (médio, graduação, pós-graduação), tanto presencial quanto na modalidade de educação a distância, sendo obrigatório que pelo menos um dos estudantes seja da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de qualquer forma de oferta (integrado, concomitante ou subsequente), para atuarem como bolsistas do projeto proposto. O valor da bolsa será de R$ 400,00 mensais para cada estudante bolsista.

Para a coordenadora Institucional do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, Camila Romero, “essa é uma oportunidade para que o IFFluminense possa atuar de forma expressiva com diagnósticos que possam auxiliar as empresas que estão sendo impactadas pela pandemia”.

Submissões de propostas

As inscrições deverão ser realizadas pelo coordenador de equipe, exclusivamente, via processo no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com despacho até as 23h59min do dia 15 de abril, contendo os Anexos I do Edital N° 54/2021 e o Anexo III – Termo de adesão do Empreendedor – do Edital Nº 05/2021 de Adesão ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional, sendo um termo para cada empresa, devidamente assinado e escaneado em formato PDF.

Live

Nesta segunda-feira, dia 05 de abril, a partir das 16h, será realizada uma live na Rádio IFF Educativa de lançamento do Edital Nº 54/2021, uma oportunidade para os interessados esclarecerem suas dúvidas.

Etapa/AtividadeData
Publicação do Edital  31/03/2021
Início das submissões das propostas  01/04/2021
Live de lançamento do Edital  ( às 16h horário de Brasília)  05/04/2021
Prazo máximo para envio de dúvidas  09/04/2021
Encerramento do prazo de submissões 15/04/2021
Resultado preliminar 19/04/2021
Prazo de recurso  20/04/2021
Resultado final após recurso 21/04/2021

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções do IFFluminense.