Notícias
Cinema Brasileiro
IFF lança novo Programa Institucional de Cultura Audiovisual
Coleção reúne 79 longas-metragens brasileiros (Arte: Programação Visual/IFF).
A coordenação de Políticas Culturais e Diversidade, ligada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade (Proex) do Instituto Federal Fluminense, acaba de lançar um novo Programa Institucional de Cultura Audiovisual, atualizando o Projeto de Circulação de Filmes, de 2017.
O Programa foi desenvolvido para estudantes e servidores do IFF, com o objetivo de criar uma área compartilhada para que a comunidade acadêmica possa conhecer os filmes disponíveis da Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, além de incentivar projetos e ações referentes ao cinema e ao audiovisual em todos os campi da instituição.
A Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, lançada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2013/2014, possui 79 filmes (longas-metragens) brasileiros de produção independente, com objetivo de promover maior visibilidade da produção cinematográfica, por meio de exibições gratuitas.
A página do Programa de Cultura Audiovisual, que pode ser acessada AQUI, foi organizada e planejada para que os servidores e estudantes possam conhecer mais sobre os filmes da coleção. “Preparamos esta página para reunir conteúdos sobre os filmes, como a sinopse, trailler, cartaz e a classificação indicativa”, afirma o coordenador de Políticas Culturais, Jonas Defante, destacando a importância do conhecimento da classificação indicativa do filme, “pois o Instituto Federal Fluminense possui estudantes de diferentes idades. Alguns filmes possuem temáticas não apropriadas para a idade de alguns estudantes e, por isso, recomendamos uma atenção especial para essa classificação”.
Empréstimo de filmes
Os servidores ou estudantes interessados deverão ter conhecimento das orientações sobre empréstimo e devem preencher o Formulário disponível na página do Programa.
Uma live com informações sobre o Programa Institucional Cultura Audiovisual foi realizada pelo bolsista Kayo Oliveira dos Santos, na última sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2022, no Instagram da Proex. Assista AQUI.
Diversidade
Jonas ressalta que outro destaque da página do Programa são as temáticas sobre estudos afro-brasileiros, indígenas, relações étnico-raciais, estudos sobre gênero, diversidade e sexualidades. “Elaboramos dois espaços destinados ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e ao Núcleo de Estudos de Gênero, Diversidade e Sexualidades (Nugedis). Indicamos filmes e séries para trabalhar temas com a nossa comunidade interna e externa. As obras estão disponíveis nos Streamings, como por exemplo, Netflix, Globo Play, Disney Plus e até mesmo no próprio YouTube, de modo gratuito.
Equipe
O Programa Institucional Cultura Audiovisual foi construído em parceria com os seguintes projetos:
- Teia Cultural IFFluminense, com a participação dos bolsistas de Arte e Cultura, Najla Freitas Ferreira e Kayo Oliveira dos Santos;
- Neabi do Campus Campos Guarus, com a participação da bolsista de extensão, Yasmin Leporace Ramos Chagas;
- Nugedis do Campus Campos Guarus, com a participação da bolsista de extensão, Andressa da Silva Costa;
- Nugedis do Campus Itaperuna, com a participação do bolsista de extensão, Ismael de Oliveira Silva;
- Organização de Eventos Institucionais, com a participação da bolsista DAAT, Fernanda do Nascimento Ramos.
√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.
√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!