Comunicação e Tecnologia

IFF lança Portal Eletrônico com novas funcionalidades e melhorias para navegação dos usuários

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/10/2023 17h42, última modificação 01/11/2023 14h09
Nova página traz melhorias relacionadas à segurança e à navegação, especialmente para os que acessam por smartphones e outros dispositivos móveis.

Novo layout conta com um visual mais moderno (Arte: José Vitor Tavares/IFF)

O portal do Instituto Federal Fluminense está de cara nova. A atualização, fruto de um trabalho conjunto das Diretorias de Comunicação (Dircom) e de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFF, traz novas funcionalidades, com melhorias na segurança e para a navegação dos usuários, principalmente para o acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, entre outros.

O novo layout da capa e demais páginas do portal, desenvolvido pelo programador visual da Coordenação de Imagem Institucional da Dircom, Bruno Leite, conta com um visual mais moderno e limpo, além de diminuir a utilização de muitos ícones no formato de imagem em páginas internas, facilitando a acessibilidade.

A atualização do portal do IFF contempla o Objetivo Estratégico Nº 13 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de estabelecer uma Comunicação Integrada e Continuada, e está incluído no Plano de Ação Anual da Diretoria de Comunicação.

"Esperamos que a experiência do usuário seja melhor em usabilidade, desempenho, estética e acessibilidade". Juliana Lima, diretora de Comunicação do IFF.

“O processo de atualização do portal teve início no mês abril, após priorização do projeto no Comitê de Governança Digital do IFF. Atualizamos primeiro o Portal de Seleções e, em seguida, o Portal do IFF”, destaca a diretora de Comunicação do Instituto, Juliana Lima, ressaltando que o portal tem uma média de quatro milhões de acessos por ano. “É o nosso principal canal de comunicação. Esperamos que a experiência do usuário seja melhor em usabilidade, desempenho, estética e acessibilidade“, ressalta Juliana.

O diretor da DGTI, Ronaldo Amaral, destaca que o novo portal é uma das ações planejadas e destacadas pelo Comitê de Governança Digital no atendimento às estratégias da instituição para melhoria das ferramentas de comunicação. “A atualização da plataforma do portal tem dois objetivos: o primeiro em relação à segurança, e o segundo, que é destacável, é a melhoria da experiência de navegação de quem acessa o portal, principalmente para dispositivos móveis”, explica Ronaldo.