Memória Institucional

IFF lança websérie documental com servidores aposentados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/06/2018 13h56, última modificação 31/08/2023 12h50
A websérie, que é fruto do Projeto “O que vi do IFF”, será lançada no dia 28 de junho, às 14h, no Campus Centro.
IFF lança websérie documental com servidores aposentados

Relatos históricos do Instituto Federal Fluminense, de fatos políticos e sociais marcantes, começarão a ser contados por pessoas que vivenciaram e contribuíram para a construção da história da instituição, com o lançamento da websérie documental “O que vi do IFF”, que conta com depoimentos de diversos servidores aposentados como Roseni, Vera, Arthur, Áurea, Neila, Mário, Cibele, Mari, entre outros.

O primeiro episódio de “O que vi do IFF”, com o depoimento da Roseni, será exibido na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, às 14h, no auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro, durante o Encontro com os Servidores Aposentados.

A websérie é fruto do Projeto “O que vi do IFF”, aprovado no Edital de Extensão N.º 60/2017, que começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado pelo coordenador do Centro de Memória da Reitoria, Carlos Henrique Morellato, e pela bolsista e aluna no Curso de Design Gráfico, Larissa Viana, com o apoio da Coordenação de Projetos de Design e Audiovisual para a Educação (CPDAE) do Centro de Referência do IFFluminense.

De acordo com Carlos Morellato, o projeto visa o resgate de momentos e acontecimentos marcantes da história do Instituto, por meio dos depoimentos de servidores aposentados, produzindo rica fonte de informação histórica institucional ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição desses personagens.

“Estamos muito felizes com o resultado do trabalho, tanto enquanto produção audiovisual quanto como ferramenta de valorização desses profissionais que fizeram esta instituição chegar até aqui como ela é hoje. Ao mesmo tempo, damos um importante passo para a preservação da memória institucional”, destaca o coordenador.

Carlos comenta que os depoimentos estão muito interessantes, com histórias pessoais, profissionais, além de curiosidades sobre o cotidiano das épocas relatadas. “Indico a todo servidor assisti-los”, convida, pontuando que não foi seguida uma metodologia jornalística de entrevista. “Nós tivemos o cuidado de preparar um roteiro de perguntas abertas, para não inviabilizar o material de ser fonte de memória oral, já que esta tem uma metodologia própria. Em resumo, deixamos os ‘personagens’ falarem o que eles tiveram vontade de falar".

A websérie conta com um total de 21 episódios, que serão divulgados semanalmente na página do Facebook do Centro de Referência e no IFF Tube.