Notícias

Evento Internacional

IFF marca presença no 2º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/03/2023 09h07, última modificação 31/08/2023 13h15
IFF foi uma das instituições organizadoras do evento sobre Internacionalização da Educação, ocorrido em Quito, Equador.
IFF marca presença no 2º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional

2º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional

 A Internacionalização da Educação foi o foco do 2º Campamento de Liderazgo, que se realizou em Quito, Equador, de 14 a 17 de março de 2023. O evento implementou a estratégia de inserção cultural para trabalhar a interculturalidade e conceitos da educação internacional.

 A coordenadora do projeto de extensão do IFF Internacionalización en Casa, ILeana Franzoso, comentou que a organização das conferências, mesas-redondas, apresentações de práticas exitosas e feira cultural foi feita em colaboração com a Comunidad de Apoyo para Clases Espejo (CACE) e universidades de Colômbia, Costa Rica, Brasil, Panamá e Equador. "Fazer parte da comissão organizadora do evento foi todo um desafio e uma satisfação enorme pelo resultado e pela participação do IFF no compartilhamento das experiências exitosas na área da internacionalização", destacou.

 Dentro da programação do Campamento, o IFF se fez presente com uma apresentação virtual e uma apresentação presencial na sessão dedicada às  experiências exitosas. A professora Inês Albernaz, referência na área de internacionalização dentro da instituição, apresentou a comunicação intitulada “A Internacionalização no IFFluminense: History on the Making - ¡Por supuesto!” trazendo aos participantes um panorama das ações de internacionalização ao longo de sua atuação à frente da Cooperação Internacional no Instituto.

 Dentro do auditório do Instituto Superior Universitário Central Técnico (ISUCT), a docente Maria Célia Cardoso de Lira, do IFF Campus Cabo Frio, apresentou o trabalho “Ação de Internacionalização: Manual de Acolhimento de Intercambistas no Instituto Federal Fluminense", fruto de sua experiência junto ao Programa de Leitores Franceses.

 As delegações internacionais também tiveram a oportunidade de dialogar com especialistas que abordaram temas como o empoderamento de mulheres indígenas nas comunidades, liderança educacional, metodologias inovadoras e cuidado ambiental como parte da imersão cultural.

 


 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!