Notícias
Internacionalização
IFF marca presença no 3º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional
Ileana apresenta Cátia para a comunidade internacional.
O 3º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional, evento que reúne diferentes instituições latinoamericanas para promover a formação de líderes para a Educação Internacional, foi realizado de 17 a 21 de abril, em San José, na Costa Rica.
Durante o evento, o Instituto Federal Fluminense, uma das instituições organizadoras, marcou presença ao apresentar as ações da Essentia Editora e do Centro de Línguas (Celiff). As explanações foram coordenadas, em San José, pela professora ILeana Celeste Fernandez Franzoso, coordenadora do projeto de extensão do IFF Internacionalización en Casa e membro da equipe que organizou o evento.
Do Brasil, a coordenadora executiva da Essentia Editora, Daniela Balduino, falou virtualmente para os participantes do evento sobre a estrutura da editora, assim como sobre as regras para a publicação de trabalhos científicos.
“O objetivo principal da Essentia Editora é estimular a produção e divulgação de obras de valor científico e cultural, de autores nacionais e internacionais, articuladas com a produção acadêmica, e que divulguem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Daniela.
Houve ainda a distribuição de material de divulgação sobre a Revista Vértices e a doação de livros para instituições de ensino superior da Argentina, Colômbia, Equador, Panamá e Costa Rica.
“Os representantes das instituições internacionais ficaram encantados com a nossa editora e saímos daqui com uma reunião de trabalho agendada para levar a nossa parceria a um próximo patamar”, disse ILeana que também é diretora de Pesquisa, Extensão e Apoio ao Estudante do IFF Campus Quissamã.
A outra apresentação para a comunidade internacional foi feita pela pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Cristina Brito Viana. Em conferência virtual, ela apresentou a Rede Federal e a estrutura dos Centros de Línguas do IFF (Celiff), que contam com oferta de inglês e espanhol para estudantes, servidores e comunidade externa.
Entre os destaques da apresentação podem ser citados o Seminário Regional do Ensino de Línguas Estrangeiras (Serele), o III Encontro de Professores de Espanhol, e o Aplierj: One-Day Seminar, realizados pelo IFF e voltados para os professores de língua espanhola e língua inglesa que buscam o compartilhamento de experiências profissionais e capacitação docente.
Cátia ainda destacou a construção de uma política linguística institucional com vistas à internacionalização. "As línguas são mediadoras do processo de internacionalização da instituição, sendo necessário um planejamento estratégico que inclua um plano de ação claro com acompanhamento e análise de indicadores".
Para Ileana, a educação internacional está estreitamente ligada ao desenvolvimento das competências linguísticas. “A divulgação do trabalho desenvolvido no Celiff é de suma importância para a visibilidade da nossa instituição no âmbito internacional e para o fortalecimento dos nossos laços com as instituições de ensino superior da América Latina”, ressalta.
O evento também teve o apoio do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), órgão de fomento que contribui com o desenvolvimento econômico e social por meio da Educação Superior.
√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.
√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!