IFF no Programa Nacional de Alimentação Escolar

por admin publicado 15/09/2014 15h50, última modificação 31/08/2023 12h47
IFF foi habilitado como Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar e desenvolverá ações voltadas para a agricultura familiar, entre outras.

O Instituto Federal Fluminense é uma das 13 instituições federais de ensino superior habilitadas como Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar e/ou Unidades Acadêmicas Especializadas para formação de parcerias e implementação de ações de apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do Edital nº 01/2013, da Coordenação Geral do Programa.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) firma essas parcerias para o desenvolvimento de ações de Pesquisa, Ensino e Extensão a serem desenvolvidas a partir de planos de trabalho. Após a assinatura do termo de cooperação, os gestores do IFFluminense e do FNDE construirão, em conjunto, os planos que coadunam com as áreas de interesse declaradas.

A instituição declarou as seguintes áreas como de interesse: segurança alimentar e nutricional; educação alimentar e nutricional; agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável; integração de políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição, agricultura, educação e segurança alimentar e nutricional.

Entre as atividades, estão previstas capacitações aos produtores para regularizar documentações, bem como melhorar a qualidade de suas produções. Nas escolas, poderá ser oferecida capacitação às merendeiras, elaboração de cardápios, produção de horta orgânica, assim como estimular a aquisição de alimentos da agricultura familiar.

“Nós temos, no Instituto, uma gama de profissionais qualificados que poderão contribuir significativamente para a construção dessas ações que visam ao apoio às escolas e aos produtores rurais”, destaca Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

O perfil dos campi do Instituto também se apresenta como aspecto favorável a essas ações, visto que alguns deles já desenvolvem parcerias e projetos que dialogam com a agricultura familiar, como é o caso de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Macaé e Upea.

“Trata-se de um compromisso social que temos, enquanto instituição, de estimular a agricultura familiar e apoiar a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas”, complementa Paula.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 15/09/14)