Notícias
IFF oferece curso em parceria com Prefeitura
A aula inaugural do curso Educar é pra vida Toda, que será oferecido e certificado pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação do IFFluminense, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, com início às 9h, no auditório Cristina Bastos, do campus Campos Centro. Estiveram presentes gestores do IFFluminense, do município de Campos dos Goytacazes e centenas de docentes da rede municipal de ensino.
A parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) beneficiará com aperfeiçoamento na área de Matemática 300 professores dos três primeiros anos da alfabetização. Com carga horária de 180h, divididas entre 22h de encontros presenciais e 158h de estudo a distância, as atividades contarão com o uso da plataforma virtual Moodle, que é utilizada também por outros cursos do IFFluminense. O material didático, a coordenação e os tutores serão ofertados pelo município.
A solenidade de abertura contou com apresentação musical de alunos da rede municipal e com mesa-redonda.
Nos quatro módulos do curso, os alunos terão contato com diversos conteúdos, como Sistema de Numeração Decimal, Operações Matemáticas e Agrupamentos em diferentes bases e na base 10. De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Tavares Rangel, essa é a primeira experiência em educação a distância semipresencial oferecida pela Smece aos professores e mostra-se muito vantajosa para a comunidade local. “Precisamos melhorar a qualidade do ensino fundamental, e um dos caminhos é a formação dos professores, que precisa articular mais o saber-pensar com o saber-fazer”, comenta.
Para o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, iniciar este trabalho com os professores da educação básica da rede municipal é uma alegria e um desafio. “Esse curso é um momento importante de diálogo entre educadores da rede pública, que certamente são pessoas comprometidas com a melhoria da educação no país e na nossa região”, afirma.
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 24/08/2015)