Processos Seletivos

IFF oferta 1.625 vagas para Ingresso de Portadores de Diploma, Reingresso e Transferências

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/01/2020 15h33, última modificação 31/08/2023 12h57
Os candidatos interessados devem realizar a inscrição de 27 a 31 de janeiro de 2020, no campus ofertante do curso pretendido.

Vagas são para ingresso no 1.º semestre de 2020 (Foto: Mayhara Barcelos)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu Processos Seletivos para Ingresso de Portadores de Diploma, Reingresso de Estudantes e para Transferências Interna e Externa. São ofertadas 1.625 vagas em cursos técnicos de nível médio e de graduação para os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã e São João da Barra, no 1.º semestre de 2020.

Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição no período de 27 a 31 de janeiro de 2020, no campus ofertante da vaga pretendida, mediante entrega da documentação exigida e nos horários indicados nos editais. Para concorrer, é necessário ter os requisitos exigidos em cada uma das seleções em aberto. Confira abaixo:

Ingresso de Portadores de Diploma

O Processo Seletivo é destinado a candidatos que tenham diploma de cursos de graduação, cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). São 91 vagas para os campi Bom Jesus, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

Para realizar a inscrição é necessário pagar uma taxa de R$ 75,00, por meio de GRU Simples. Os inscritos serão selecionados por meio de análise de documentação e avaliação acadêmica. Os candidatos ao Curso de Licenciatura em Música também farão prova de habilidade específica. Todas as informações estão disponíveis no Edital N.º 03/2020.

Reingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio

Este Processo Seletivo destina-se a estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFF em situação de evasão, há no máximo cinco anos, que desejam reabrir sua matrícula. Estão sendo ofertadas 553 vagas nos campi Bom Jesus, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã e São João da Barra.

O pedido de reingresso será concedido mediante avaliação acadêmica realizada pela coordenação do curso ou pela Diretoria de Ensino do campus. Todas as informações sobre a seleção podem ser consultadas no Edital N.º 04/2019.

Reingresso em Cursos de Graduação

A seleção é destinada a estudantes em situação de evasão nos cursos de graduação do IFFluminense. São 205 vagas distribuídas entre os campi Bom Jesus, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O reingresso de estudantes se dará a partir do segundo período e estará condicionado à existência de vagas para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos. Todas as informações estão disponíveis no Edital N.º 02/2020.

Transferência Interna

O Processo Seletivo é voltado para estudantes de cursos de graduação do IFF, que tenham interesse em transferência entre cursos ou entre os campi do Instituto. São ofertadas 351 vagas nos campi Cabo Frio, Campos Centro, campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

Todas as informações podem ser consultadas no Edital N.º 05/2020.

Transferência Externa

Esta seleção é destinada a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2020, em cursos de graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para cursos de graduação do IFFluminense.

Estão sendo ofertadas 425 vagas para os campi Bom Jesus, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus e Macaé. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 75,00, por meio de GRU Simples, além dos documentos exigidos no Edital N.° 06/2020, que rege esta seleção.

Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no dia 17 de fevereiro, no Portal de Seleções do IFF, no endereço www.selecoes.iff.edu.br. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2020.