EaD

IFF oferta Curso FIC de Gamificação na Educação para servidores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/05/2022 17h34, última modificação 31/08/2023 13h09
Curso será realizado na modalidade a distância. Interessados deverão realizar a inscrição de 10 a 22 de maio.
IFF oferta Curso FIC de Gamificação na Educação para servidores

O início do curso está previsto para 30 de maio (Arte: Lionel Mota)

O Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Educação a Distância (Cead) do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, ofertará o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Gamificação na Educação”, destinado a todos servidores do IFF, graduados em qualquer área.

São ofertadas 500 vagas, que podem ser ampliadas de acordo com a demanda. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 10 a 22 de maio de 2022, no endereço eletrônico cref.inscricoes.iff.edu.br.  O resultado das inscrições será divulgado até 23 de maio.

Com carga horária de 40 horas e duração de quatro semanas, o curso será autoinstrucional, ofertado exclusivamente na modalidade a distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do IFFluminense. O início está previsto para o dia 30 de maio. Os certificados de participação, concedidos aos cursistas que tiverem aproveitamento mínimo de 60% na avaliação final, serão disponibilizados na sala virtual, após o término de vigência.

De acordo com a coordenadora da Educação a Distância do IFF e uma das desenvolvedoras do curso, Aline Batista Rangel, a capacitação traz contribuições muito válidas e estratégias de ensino para além das atividades teóricas, com possibilidades de aplicações práticas em sala de aula. “Abordar esse tema é uma oportunidade para os profissionais da educação do IFF conhecerem mais sobre os benefícios da Gamificação no contexto escolar e refletirem sobre de que forma os elementos da gamificação podem ser implementados, tornando suas aulas mais dinâmicas e atrativas aos seus alunos”, destaca Aline.

Outro desenvolvedor do curso, o professor Guilherme Godoy de Oliveira ressalta que com o conhecimento adquirido no Mestrado em Ensino e suas Tecnologias, ofertado pelo IFF, e sua experiência como docente da instituição, viu a necessidade de tornar as aulas mais adaptadas à realidade desta nova geração de alunos, que já convivem com os games e a tecnologia de forma natural.

“Estes jovens se sentem mais familiarizados à linguagem dos jogos e, quando é apresentada uma estratégia como a gamificação, que conversa com nossos estudantes dentro de um contexto bem conhecido por eles, podem ser obtidos resultados muito positivos, como a diminuição da dispersão durante as aulas e o desestímulo às faltas, além do aumento da motivação e da participação mais ativa dos estudantes. Tais resultados são muito importantes, principalmente agora, na retomada gradual das atividades presenciais”, avalia o professor.

Todas as informações podem ser consultadas no Edital Nº 78/2022, disponível no Portal de Seleções.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!