À Distância

IFF oferta curso gratuito sobre autocuidado e bem-estar

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/04/2020 17h15, última modificação 31/08/2023 12h58
São 100 vagas para a comunidade interna e as inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de abril, online.
IFF oferta curso gratuito sobre autocuidado e bem estar

Vagas estão abertas a servidores, estudantes, pesquisadores e estagiários com vínculo com o IFF, além de terceirizados.

O período no qual a sociedade está vivendo é um desafio para o mundo inteiro, em aspectos desde econômicos até emocionais. Afastadas de suas rotinas, de suas atividades de lazer, trabalho e, principalmente, do convívio com amigos e familiares, as pessoas estão passando horas e horas dentro de suas casas para cumprir o exigido isolamento social enquanto medida de prevenção ao novo coronavírus.

Alternativas estão sendo criadas para que algumas atividades possam continuar sendo desenvolvidas, tais como trabalho remoto, videoaulas, entre outras. Nesse aspecto, é inegável a contribuição da tecnologia para a realização de tarefas e também para aproximar as pessoas.

É a tecnologia também, aliada a diferentes iniciativas, que tem ajudado emocionalmente e fisicamente muita gente a atravessar esta fase de isolamento que provoca ansiedade, tristeza, depressão e inseguranças. Entre as ações, está o Curso de Extensão intitulado Autocuidado e Bem-estar: buscando a felicidade no isolamento (Edital N.º 48/2020).

Gratuito e à distância, o curso, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFF (Dipece) – Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade -, tem o objetivo de estimular o bem-estar por meio de conteúdos teórico-práticos que possibilitem o olhar para si, o aumento do autocuidado e da autoestima.

“A promoção do bem-estar da comunidade acadêmica é um desafio. Uma vez que os índices de estresse, depressão, baixa autoestima e desemprego vêm aumentando significativamente com o atual cenário de pandemia pela Covid-19, faz-se necessário criar estratégias para que, de fato, a comunidade possa desenvolver competências criativas, metacognitivas e socioemocionais que possibilitem o bem-estar e, consequentemente, a sincronia com seus projetos de vida e a permanência em seus estudos, trabalho, vida social e afetiva”, destaca Jonas Defante, coordenador de Políticas Culturais e Diversidade.

Cursistas irão realizar práticas de auto-observação, auto-reflexão e autoconhecimento.

A proposta é trabalhar um tema específico em cada uma das quatro semanas de atividades: emoções e sentimentos, na primeira; o poder da autoestima na segunda; a importância dos sonhos e das metas para a felicidade na terceira semana; e, para finalizar, será abordado o tema "Seja o seu melhor amigo: rumo a transformação!".

“O cursista terá contato com um material selecionado para realizar seus estudos teóricos, com linguagem interativa e com suporte de tecnologias digitais de informação e comunicação. Por meio dos recursos que a plataforma virtual de aprendizagem nos oportuniza, eles serão provocados a realizar algumas práticas de auto-observação, auto-reflexão e autoconhecimento”, explica Jonas que elaborou o curso junto com a professora Bianca Acampora, com a ajuda de outros profissionais na construção dos materiais.

As atividades serão ministradas pela plataforma virtual de aprendizagem Moodle do IFF, com uma carga horária total de 40h. Estão previstas videoaulas, atividades práticas de meditação, e-books, textos e sugestões de playlist, filmes e seriados.

Inscrição: São ofertadas 100 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 26 abril, pelo endereço eletrônico http://dipece.inscricoes.iff.edu.br/. Podem participar estudantes matriculados, servidores, pesquisadores, estagiários com vínculo ativo com o IFF, e colaboradores de empresas terceiras que prestam serviço nas unidades da instituição.

Os candidatos que estiverem com todas as informações completas e corretas, serão inscritos no curso automaticamente, e matriculados, organizando-se cada turma com até 50 cursistas, por ordem de inscrição.

A divulgação da listagem dos inscritos será no dia 28 de abril, com início do curso no dia 29. Os inscritos devem aguardar um e-mail da Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade com as orientações para o início do curso.

Todas as informações podem ser acessadas no edital, disponível no Portal de Seleções. Dúvidas podem ser encaminhadas para o email cultura.reitoria@iff.edu.br.