Educação a Distância

IFF ofertará Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pela EAD

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/06/2017 16h32, última modificação 31/08/2023 12h41
O primeiro curso superior na modalidade de Educação a Distância do IFFluminense foi aprovado com nota 4 pelo Inep.
IFF ofertará Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pela EAD

O Instituto Federal Fluminense tem mais uma importante conquista para comemorar: a aprovação, com nota 4, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), do primeiro curso superior na modalidade de Educação a Distância (EaD).

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico está previsto para o ano de 2018 e será ofertado pelo IFF, por meio do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj, que oferece cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, na modalidade a distância, ministrados por instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro.

A visita dos avaliadores do Inep para avaliar a autorização de funcionamento do curso foi realizada de 17 a 20 de maio de 2017, no Campus Campos Centro, que já oferta o Curso de Design Gráfico na modalidade presencial. Os avaliadores analisaram diversos critérios relacionados ao curso, envolvendo a organização didático-pedagógica, corpo docente, corpo tutorial e a infraestrutura.

O diretor do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, Breno Terra, comemora o resultado. “A autorização do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, na modalidade a distância, com conceito 4, representa um marco na história da EaD no IFF e confirma o padrão de excelência que está sendo desenvolvido na construção da educação a distância do Instituto”, afirma Breno, destacando que o IFFluminense oferta, desde 2011, cursos técnicos nesta modalidade, por meio da Rede e-Tec Brasil.

Para a pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Rodrigues, a nota 4 tem um significado muito importante. “É o primeiro curso proposto a distância, que certamente possibilitará a superação dos limites de espaço e tempo inerentes às formas tradicionais da educação presencial. Este resultado tão positivo reflete o trabalho engajado dos professores envolvidos na construção deste projeto”, ressalta.

O processo para a oferta do primeiro curso superior pela EaD foi iniciado em 2014, com a implantação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a escolha do coordenador do curso, o professor Luiz Cláudio Gonçalves. Posteriormente, foi conduzida pela coordenação e pelos docentes do NDE a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso.