Educação Profissional

IFF ofertará cursos profissionalizantes para alunos da rede municipal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/11/2017 12h55, última modificação 31/08/2023 12h43
A ação é fruto de uma parceria firmada este ano entre o IFFluminense e a Secretaria de Educação de Campos.
IFF ofertará cursos profissionalizantes para alunos da rede municipal

Cursos serão ofertados em 2018

A partir de 2018, estudantes do ensino fundamental, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Campos dos Goytacazes poderão cursar, de forma concomitante, cursos profissionalizantes no Instituto Federal Fluminense (IFF). A ação é fruto de uma parceria firmada este ano entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) e o Instituto, por meio da Portaria N.º 05/2017, da Prefeitura de Campos, que instituiu uma comissão com representantes das duas instituições.

O secretário da SMECE, Rafael Damasceno, e o diretor de Políticas Educacionais do IFF, Carlos Márcio Viana, se reuniram na segunda-feira, dia 30 de outubro, na Reitoria, para discutir a integração curricular, carga horária e público-alvo dos cursos de Formação Inicial e Continuada, que serão ofertados no Campus Campos Guarus. A reunião teve a participação de coordenadores da Secretaria de Educação, da equipe pedagógica da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem e da diretora de Ensino do Campus Guarus, Monique Freitas.

A princípio, serão ofertadas 125 vagas para cursos de refrigeração, eletricista predial e industrial, cuidador de idoso e cuidador infantil. A formação será feita por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (Proeja FIC).

“Uma parceria com uma instituição tão renomada é sem dúvida uma grande conquista para os nossos estudantes. Concluir o ensino fundamental já com qualificação profissional oferecida pelo IFF abre portas para o mercado de trabalho e incentiva este aluno a querer elevar sua escolaridade”, destaca Rafael Damasceno.

Carlos Márcio ressalta que “a oferta dos cursos de qualificação profissional, por meio da parceria institucional pública entre o IFF e a Prefeitura, possibilitará a ampliação da escolaridade desses jovens e adultos, estimulando-os a continuar seus estudos no IFFluminense”.

Uma nova reunião da comissão deverá ocorrer no final de novembro e a previsão é de que as aulas comecem em abril de 2018. “Ainda vamos definir detalhes técnicos. Estamos em fase de implementação, definindo grupo de trabalho curricular para implantar os cursos”, esclarece Carlos Márcio.

A coordenadora do EJA na Smece, Amanda Passalini, ressalta que, desde o início do ano, a secretaria de Educação tem estreitado laços com o IFF em uma série de projetos. “Um grande desafio que temos é fazer com que o aluno da EJA não evada e se qualifique, pois esta é a forma mais segura de melhoria da renda e da qualidade de vida deles”, destaca Amanda.

*Com informações do site da Prefeitura de Campos