RIW 2024

IFF participa da conferência Rio Innovation Week 2024

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/08/2024 07h00, última modificação 16/08/2024 11h40
Grupos envolvidos em projetos de Robótica do IFFluminense marcam presença do evento.
IFF participa da Rio Innovation Week 2024

Representantes do IFFluminense na RIW (Foto: Divulgação/IFF).

A Rio Innovation Week, maior conferência global de tecnologia e inovação, está em sua quarta edição enfatizando sua capacidade de ser um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um movimento que reúne negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados.

Mas o que significa o termo HUB? São espaços - físicos e/ou virtuais - nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.

Nesse contexto, o Instituto Federal Fluminense não poderia deixar de estar presente no evento. Em seu estande, projetos do Polo de Inovação e da Pesquisa e Pós-graduação foram apresentados pelos estudantes que desenvolvem essas iniciativas do IFF. Também integrou a programação da conferência o Campeonato de Robótica - conhecido como Batalha de Robôs -, com a participação de equipes de Robótica de vários campi do IFF.

O estudante de Engenharia Mecânica do IFF Campus Cabo Frio, Lucas Ferreira Damasceno, participou do campeonato, e avalia a experiência como muito positiva. "Foi a minha primeira participação numa competição, e nos consolidamos como equipe, então colocamos em prática não só o robô em si, mas resolver problemas e gerir o tempo, entre outros aprendizados. Foi uma experiência muito boa, muito diferente de estar fazendo isso no IFF, estar na competição é muito diferente. Além de ser muito bom para o futuro, é bem agradável. A competição aproxima os integrantes da própria equipe, e ainda tem a possibilidade de ter contato com outros competidores, e eles dão dicas para a gente, então aprendemos coisas que não sabíamos", explica.

O estande teve bastante procura do público, com intuito de assistir aos grupos de Robótica, conhecer o IFFluminense e os cursos de pós-graduação. Foi disponibilizado um QRcod para que o público pudesse acessar a página da instituição. Um vídeo mostrando os projetos e a programação do estande do IFF no evento foi exibido durante a conferência. Também estavam presentes os gestores da instituição que acompanharam as atividades realizadas durante o evento.

"É um momento muito importante para o IFF, pois temos a oportunidade de mostrar nosso Instituto, projetos de pesquisa, inovação e extensão num evento de grande porte, um dos maiores de inovação da América Latina. Tivemos muitas visitas, entre elas a da Pró-reitoria de Extensão do IFRJ e da Secretaria das Mulheres do estado do Rio de Janeiro. Nosso primeiro dia foi um sucesso e a semana promete muito mais novidades, apresentações e parcerias", destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, do IFF, Simone Vasconcelos Silva.

Rio Innovation Week

De 13 a 16 de agosto de 2024, o Píer Mauá, localizado na Av. Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá, Rio de Janeiro, recebe este importante evento que prepara os participantes para o futuro e para os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.

São 70 mil m² de evento, com 34 conferências, mais de 2.500 palestrantes convidados, 2.200 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 350 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados do RIW e a partir do RIW.

Saiba mais sobre a Rio Innovation Weeek e confira a programação do evento .