Reunião Científica

IFF participa de reuniões científicas do projeto Capes/FCT em parceria com a Uerj

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/07/2022 12h49, última modificação 31/08/2023 13h11
Dentre as exposições dos projetos de pesquisa, os representantes do IFFluminense apresentaram os experimentos conduzidos no Laboratório Leman, do IFF Cabo Frio.
IFF participa de reuniões científicas da Capes FCT em parceria com a Uerj

Equipe brasileira do projeto Capes/FCT.

Representantes do Instituto Federal Fluminense e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) participaram de reuniões científicas com a equipe brasileira do projeto "Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação", do Programa Capes/FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia.  As reuniões foram realizadas nos dias 19 e 20 de julho, na Faculdade de Oceanografia da Uerj,  sob a coordenação do professor Antônio José da Silva Neto.

Pelo Instituto Federal Fluminense, estiveram presentes o professor e coordenador adjunto do projeto, Jader Lugon Junior, os professores Manildo Marcião de Oliveira, David de Andrade Costa e o diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. A equipe contou com a participação dos alunos do Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro),  Nikolas Gomes e Alysson Rodrigues.

O grupo do IFF foi recebido pelo vice-diretor da Faculdade de Oceanografia, Alessandro Mendonça, e pelos professores Alexandre Macedo, Gleyci Mozer, Cristina Russi, Letícia Cotrim, e pela doutoranda Elisa Nóbrega Passos.

Durante a reunião, a professora Cristina Russi apresentou as atividades de pesquisa da Uerj. O professor Jefferson Gomes apresentou seu projeto sobre simulação de problemas de multi-física. A professora Gleyci Mozer mostrou os experimentos do Laboratório de Química da Uerj, voltados para microplásticos. E o professor Manildo de Oliveira, do IFFluminense, apresentou o trabalho de pesquisa sobre os experimentos conduzidos no Laboratório Leman do IFF Cabo Frio.

Também participaram da reunião científica o professor Jefferson Gomes, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e a pós-doutoranda Kelly Cristine da Silveira, representando o Instituto Politécnico Do Estado Do Rio De Janeiro ( IPRJ).

A programação contou, ainda, com visita ao Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos, da Uerj. A visita foi guiada pelo comandante Antônio Oliveira. De acordo com Vicente, o navio está iniciando suas atividades de pesquisa marinha. “Fomos apresentados às instalações, com capacidade para coleta e laboratorial para monitoramento”, comenta o diretor.

O professor Jader Lugon ressaltou a importância do incentivo à pesquisas na vida acadêmica. “Nossa participação no projeto de pesquisa Capes/FCT e também da Faperj/FCT está sendo uma ótima oportunidade de internacionalização para nossos alunos e docentes. A pesquisa sobre esse importante tema deverá gerar muitos desdobramentos e o aprofundamento do conhecimento científico é fundamental para tomada de decisões sobre esses poluentes”, destaca o coordenador do doutorado AmbHidro.

Jader também parabenizou os bolsistas aprovados pelo edital da Capes/FCT para a realização de um estágio em Portugal: o professor Manildo de Oliveira para o pós-doutorado e o doutorando Nikolas Gomes para o doutorado sanduíche.

Saiba mais: o projeto “Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação” tem o objetivo de desenvolver métodos inovadores e ferramentas computacionais para a solução de problemas diretos e inversos no transporte de microplásticos em meio hídrico,  com aplicação em quatro regiões geográficas: nas baías de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, no Estuário do Tejo e no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Em parceria com o Instituto do Mar (Imar), o projeto é composto por pesquisadores da Universidade dos Açores, do Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!