IFF participa de evento com foco na ciência

por admin publicado 12/07/2015 14h00, última modificação 31/08/2023 12h47
Dois projetos do IFF serão apresentados na 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 12 a 18 de julho, em São Carlos-SP.

A convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), dois projetos desenvolvidos por professores e estudantes do IFFluminense serão apresentados durante o evento reconhecido como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

O Clube de Robótica Educacional e Eletrônica Aplicada do campus Itaperuna vai apresentar seus robôs que dançam e disputam corridas, mas que estão longe de serem vistos como meros brinquedos. Desenvolvido há três anos, o projeto tem como objetivo estudar e desenvolver tecnologia para o dia a dia da comunidade.

"A ideia do clube é difundir o conhecimento de robótica, tanto no IFFluminense quanto nas demais escolas públicas da região”, ressalta o professor Orlando Júnior, que coordena o trabalho ao lado do professor Anderson Vinicius, com participação do bolsista Maurício Assis, do Curso Técnico em Eletrotécnica.

robô dançarino.JPG

Já o projeto “Sistema integrado de gestão de água”, desenvolvido há um ano e meio no IFFluminense - campus Rio Paraíba do Sul/Upea visa, por meio de um pequeno aparelho que dispensa mão de obra especializada para instalação e operação, auxiliar gestores no monitoramento do consumo de água com o objetivo de reduzir os gastos com ela, tornando seu consumo mais eficiente.

“Desenvolvemos um sistema de medição para facilitar o monitoramento de dados de consumo de água pelo gestor público em sua tarefa de economizar recursos. Assim, ele pode identificar, a partir de informações e gráficos simples, onde está o desperdício, o que, pela conta de água, não é possível”, explica Rodrigo Martins Fernandes, que coordena o projeto com o apoio dos estudantes do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Marcos José Gonçalves, Hiago Santos da Gama e Lucas Cordeiro Rangel, em parceria com a empresa Eneltec.

sistema integrado de gestão de água.JPG

Durante o evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), as pesquisas serão apresentadas aos representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

“O evento tem um público forte na área de ciência e tecnologia. Então, será uma oportunidade para troca de experiências com outros pesquisadores e de identificar o potencial de apelo do projeto. Cada pessoa que conhece o nosso trabalho vê uma possibilidade de uso diferente, o que nos ajuda a agregar valor e a aprimorar a pesquisa”, observa o estudante Marcos.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 12/07/15)