FIC-RJ

IFF participa de reunião do Fórum Interuniversitário de Cultura

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/01/2020 10h00, última modificação 31/08/2023 12h57
Um dos objetivos do encontro foi a elaboração de edital de fomento a projetos culturais desenvolvidos por artistas e agentes culturais de notório saber nas Universidades.
IFF participa de reunião do Fórum Interuniversitário de Cultura

Representantes de nove instituições estiveram presentes. O Fórum trata do intercâmbio entre as Universidades e de articulações com o governo a respeito da Cultura.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) participou da primeira reunião de 2020 do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ), realizada quarta-feira, dia 22 de janeiro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O Fórum foi criado em 2014 para promover o intercâmbio entre as Universidades e fazer articulações com o governo. Além do IFF e da Uerj, outras sete instituições foram representadas no encontro: Universidades Federal e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ e UFRRJ, respectivamente), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo), Fiocruz e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-Rio).

A reunião teve como objetivos a elaboração de edital para fomentar projetos culturais desenvolvidos por artistas e agentes culturais de notório saber nas Universidades, bem como a elaboração coletiva da II Conferência Interuniversitária de Cultura. As duas pautas serão apresentadas à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para apreciação.

O novo reitor empossado da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, recepcionou os representantes e gestores culturais das Instituições de Ensino Superior. Ricardo ressaltou o desejo de tornar a Uerj novamente uma referência cultural do estado do Rio de Janeiro, abrindo seus equipamentos culturais nos finais de semana e promovendo as programações artístico-culturais.

Representou o IFF o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante. Ele comentou sobre a importância da articulação interuniversitária para construção de programas interinstitucionais para a cultura. “Esses programas reforçam a política cultural de fomento à realização de atividades de pesquisa, criação e experimentação, de modo que artistas e agentes de cultura desenvolvam e produzam suas obras no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa, também no espaço universitário, ampliando o espaço de difusão e trocas culturais”, destacou.

Confira abaixo a notícia produzida pela TV Uerj sobre o FIC-RJ: