IFF participa de reunião sobre Pronatec EJA

por admin publicado 04/07/2013 10h27, última modificação 31/08/2023 12h47
Encontro foi realizado na última terça-feira, 02 de julho de 2013, em Brasília, para discutir a oferta de cursos Pronatec para público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Pronatec EJA irá ofertar cursos técnicos, com duração de aproximadamente três anos, para pessoas acima de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio. A previsão é que a oferta inicie em 2014.

“Na reunião, evidenciou-se que, segundo o último censo do IBGE,  14,7 % dos brasileiros possuem o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio incompleto. Estes cerca de 28 milhões de brasileiros são o potencial público-alvo para as ações dos Institutos Federais de qualificação profissional e elevação da escolaridade, através de cursos técnicos integrados ou concomitantes ao Ensino Médio”, destacou a Coordenadora Geral do Pronatec no IFF, Luciana Machado da Costa.

Um documento referência do Pronatec EJA foi proposto pelo Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) para embasar pedagogicamente as ações.

A articulação entre os Institutos Federais e as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais é a próxima etapa para a implantação do programa com o objetivo de definir as ações, cursos e vagas a serem ofertadas na modalidade EJA.

Participaram da reunião representando a Setec, Nilva Schroeder, Coordenadora Geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas; Anna Catharina da Costa Dantas, Diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica; Cléa Teresa Queiros, Coordenadora Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica e Mauro José da Silva, Diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi.

Pelo Instituto Federal Fluminense estavam presentes a Coordenadora Geral do Pronatec, Luciana Machado da Costa, e a Diretora de Políticas de Formação do Trabalhador, Suely Coelho.

Participaram, também, representantes dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, outras Redes ofertantes e representantes de Secretarias de Educação de Estados e Municípios brasileiros.

(Publicado em 04/07/2013)