III Enedif

IFF participa do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação

por Comunicação Social da Reitoria com informações do IFSP publicado 07/10/2019 10h00, última modificação 31/08/2023 12h56
O evento será realizado de 12 a 14 de novembro, no IFSP. A submissão de trabalhos pode ser feita até 25 de outubro.
IFF participa do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação

O III Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Enedif) este ano contará com a parceria entre quatro Institutos Federais para realização do evento. O Instituto Federal Fluminense (IFF) participa como uma das instituições coordenadoras, por meio de sua Editora, a Essentia. Também são parceiros na elaboração do Encontro os Institutos Federais do Paraná (IFPR), do Tocantins (IFTO) e de São Paulo (IFSP), este último também promotor e sede do Enedif 2019, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de novembro.

O principal objetivo é reunir representantes de editoras e coordenações de publicação de todo o país para criar um espaço de discussão sobre os desafios, conquistas e as perspectivas da produção editorial nas instituições universitárias públicas, sobretudo nas que compõem a Rede Federal. Além dos próprios editores, o evento inclui professores, autores, pesquisadores, estudantes de várias regiões do Brasil.

“Desse modo, buscamos fortalecer vínculos de colaboração acadêmico-institucional e estabelecer, por meio do amplo diálogo, novos canais de difusão do conhecimento científico, tecnológico e cultural. Entretanto, o público do evento não fica restrito apenas aos membros das editoras. A participação de toda a comunidade acadêmica da rede é imprescindível nessa interação, pois é preciso que ela se aproprie do saber adquirido e contribua com novas ideias e visões. Por tudo isso, será um evento muito importante para as editoras e publicações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, declara Inez Barcellos de Andrade, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia.

No primeiro dia do Encontro, 12 de novembro, haverá reunião técnica dos Editores da Rede Federal. E para os dias 13 e 14 está prevista uma intensa programação tendo como eixo a temática "Produção editorial: desafios e possibilidades para gestão", que inclui conferências, palestras, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e lançamento de livros. Confira a programação completaMais informações podem ser obtidas no site do evento.

III Enedif recebe submissão de trabalhos até 25 de outubro

Está aberto, até o dia 25 de outubro, o prazo para submissão de trabalhos para o III Enedif, que tem como público-alvo alunos e professores dos cursos de Letras, Informática, Processos Gerenciais, Pedagogia, Engenharia da Computação, entre outros.

Os trabalhos serão divididos em e-pôsteres e comunicações orais (vídeocomunicação). Serão aprovados até 100 trabalhos para o evento. O Enedif contará também com o lançamento de obras editadas pelas editoras dos Institutos Federais e outras. Cada editora participante poderá inscrever até seis livros. O regulamento e os modelos de trabalhos estão disponíveis aqui. Os participantes que desejarem podem se inscrever como ouvintesAs inscrições são gratuitas.