Jovem Aprendiz

IFF participa do I Encontro Nacional do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/05/2023 16h03, última modificação 31/08/2023 13h17
Os representantes do IFF no evento foram Bruno Jardim, diretor de Extensão Proex, e Allysson Tavares, diretor de Pesquisa e Extensão do Campus São João da Barra.
IFF participa do I Encontro Nacional do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal

(Foto: Divulgalção/IFF)

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade (Proex) do Instituto Federal Fluminense participou do I Encontro Nacional de integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, realizado na cidade de João Pessoa (PB) entre os dias 9 e 11 de maio. O evento teve como objetivos principais a integração das instituições que constituem a Rede Federal, e o auxílio na criação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal.

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000), atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados por leis.

A mesa de abertura do Encontro contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, da reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, Thiago de Oliveira Andrade, entre outras autoridades.

O diretor de Extensão da Proex, Bruno Jardim, que participou do evento junto com o diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Avançado São João da Barra, Allysson Tavares, destacou a oportunidade de participar de discussões sobre experiências exitosas, debates sobre questões de legislação e treinamento de cadastro de cursos no Jovem Aprendiz, além de ter feito a habilitação do IFF para o Programa.

"O Programa Jovem Aprendiz é uma das estratégias para a inserção profissional dos nossos estudantes ao mundo do trabalho. A habilitação do IFF para o credenciamento dos seus cursos no programa é a primeira etapa para a integração do nosso Instituto com o Programa e nos permitirá avançar para as próximas etapas de sua consolidação. Dessa forma, corroboramos nossa missão institucional e nos aperfeiçoaremos nos objetivos estratégicos apontados no PDI", pontua Bruno.

Allyson Tavares ressaltou que a "implementação do Programa Jovem Aprendiz no Campus São João da Barra, situado em um município em plena expansão industrial, com destaque para seu potencial turístico e relevante produção agropecuária, é um marco fundamental em nossa missão institucional. Por meio deste programa, prepararemos nossos estudantes para ingressarem no mundo do trabalho. Estamos empenhados em fortalecer a formação integral dos jovens, garantindo sua permanência e êxito, e contribuindo para a transformação social em nossa região".

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!

registrado em: , ,