IFF participa do Seminário Nacional de IT

por admin publicado 26/09/2013 16h15, última modificação 31/08/2023 12h46
Evento será realizado até sexta-feira (27), em São Luiz-MA. Gestores do IFF participam com o objetivo de ampliar as discussões sobre a implantação dos Polos de Inovação nos IFs.

Durante o II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais, realizado de 24 a 27 de setembro de 2013, em São Luiz-MA, estão sendo discutidos os temas de Inovação Tecnológica e Mostra Tecnológica.

Os gestores do IFF participam de diversas discussões como a criação e estruturação de um Núcleo de Inovação Tecnológica; desafios do Brasil para mudar o cenário da inovação; criação da EMBRAPII que receberá do Ministério da Ciência e Tecnologia R$1 bilhão para implantação dos Polos de Inovação no Brasil.

Também está sendo discutido, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto Ferreira, presente no evento, a publicação de um edital para projetos de inovação, que deverá ser lançado na segunda quinzena de outubro pelo CNPq, exclusivamente para os Instituto Federais, assim como diversas outras iniciativas voltadas para a participação dos IFs na política de inovação do governo federal.

Recentemente, o IFF apresentou o projeto de implantação do seu Polo de Inovação, no campus Rio Paraíba do Sul/Upea. Leia mais AQUI. Logo, a participação no evento vem ao encontro desse objetivo.

“As ações dos gestores do IF Fluminense estão alinhadas para o fortalecimento das atividades de pesquisas, inovação e extensão e foco na implementação do Polo de Inovação no campus Rio Paraíba do Sul. A participação do Instituto nesse evento é uma oportunidade, também, para avaliar nossas possibilidades junto aos demais IFs”, destacou José Augusto.

Além do pró-reitor, ainda estão presentes no evento o prof. Luiz Fernando Rosa (Upea/Guarus), prof. Rodrigo Martins (UPEA/Centro), Vicente de Paulo (diretor geral da Upea) e Marcelo Portal (subcoordenador do Convênio Petrobras no IFF).

José Augusto destaca algumas ações que vem sendo realizadas para a implementação do Polo de Inovação do IFF, entre outras, a articulação do Instituto junto a diversas entidades visando à geração e disseminação da inovação e de novas tecnologias; reunião entre os gestores para discutir o perfil do Polo; reunião na Setec/Mec para viabilizar recursos para ampliação da área da Upea.

“Nos dias 30 e 31 de outubro iremos realizar o I Seminário de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense que será realizado na Upea. Nestes dois dias teremos a presença dos líderes dos núcleos de pesquisa do IFF, o diretor da SETEC, Prof. Aléssio Trindade, representantes da Firjan, Sebrae, MCTI e Finep, entre outros. Todos os servidores e alunos receberão convites e apoio para participação no evento” finalizou José Augusto.

(Publicada em 26/10/2013)