IFF participou do Fórum Mundial

por admin publicado 11/12/2013 17h35, última modificação 31/08/2023 12h44
O Fórum Mundial de Direitos Humanos foi realizado de 10 a 13 de dezembro, em Brasília, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos.

O Instituto Federal Fluminense participou do evento com Atividades Autogestionadas (temáticas, culturais e convergentes), selecionadas através de edital interno, publicado em setembro de 2013.

Nos dois primeiros dias do evento, o Instituto marcou presença com a apresentação “Ditaduras Militares na América Latina”, na modalidade declamação de poesia. Integrantes do Programa Mulheres Mil compartilharam experiências através de depoimentos e da apresentação do trabalho “Mulheres Mil no IF Fluminense: complexidade das experiências formativas do programa”.

Fórum Mundial

(Apresentação do trabalho “Mulheres Mil no IF Fluminense: complexidade das experiências formativas do programa”)

O Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do campus Campos-Centro participou com uma oficina no dia 12/12. O tema foi "Elaboração de material didático especializado e formação continuada de professores na área de deficiência visual".Equipe do Napnee no Forum Mundial 2013

(A equipe do Napnee em atividade da oficina)

Nesse mesmo dia, o Programa Mulheres Mil apresentou a performance "Eu nasci assim, eu cresci assim, mas não serei sempre assim", que busca revelar a inquietude da mulher diante dos desafios impostos pela realidade das periferias de um país em desenvolvimento e transformação social.

Performance Mulheres Mil Fórum Mundial

(Performance Mulheres Mil)

O FMDH é um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual são tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Foram realizadas conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas, com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais com reconhecimento internacional.

Suely Trindade no Fórum Mundial

(Suely Lemos, diretora de Desenvolvimento de Políticas Emancipatórias e de Inclusão Social no IFF)

(Publicada em 11/12/2013 e editada em 16/12/2013)