Notícias

Competências

IFF passa a ofertar certificação do Encceja Exterior

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/04/2023 15h59, última modificação 31/08/2023 13h16
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Exterior é destinado a brasileiros residentes em outros países.
IFF passa a ofertar certificação do Encceja Exterior

Brasileiros residentes em outros países podem solicitar sua certificação do Ensino Médio ao IFF (Arte: Thais Di Gianni Guimarães/IFF).

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) passou a ofertar a certificação do Ensino Médio pelo Encceja Exterior. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Exterior visa certificar a conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio dos cidadãos brasileiros residentes em outros países. Em todo o Brasil, o Colégio Pedro II figura como a Instituição Certificadora do Ensino Fundamental e o IFF como a Certificadora do Ensino Médio.

 O IFF já certificava a conclusão do Ensino Médio pelo Encceja em sua versão Nacional, com solicitação e entrega do certificado feitas de forma 100% digital. O mesmo procedimento será adotado para as pessoas certificadas pelo Encceja Exterior. 

 As provas do Encceja Exterior 2022 foram aplicadas em: Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname.

 Os brasileiros que participaram do exame já podem solicitar seu documento certificador (Declaração Parcial de Proficiência ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio) junto ao IFF, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

 Confira o passo a passo:

 1 – Acessar o Suap do IFF

 2 – Ao acessar o Suap deverá clicar na opção Certificação Encceja no menu lateral esquerdo;

Obs.: Se estiver acessando pelo celular, o menu com essa opção estará retraído. Para expandi-lo, clicar na setinha cinza, conforme imagens abaixo:       

Menu retraídoMenu expandido 
Orientações encceja.jpg Orientações encceja 2.jpg

 3 – Na tela que for aberta, informar CPF, e-mail, confirmar o e-mail, confirmar que não é um robô e clicar no botão "Salvar";

 4 – Em poucos minutos receberá um e-mail de confirmação e outro quando o Certificado ou Declaração de Proficiência estiver disponível para impressão, que pode ser feita quantas vezes for necessário. O e-mail também informa a justificativa caso não seja possível emitir a documentação.

 Para retirar o Certificado ou Declaração de Proficiência Digital, após a realização do pedido, o candidato deverá: 

 1 – Acessar o Suap do IFF; 

 2 – Ao acessar o Suap, deverá clicar na opção Certificação Encceja no menu lateral esquerdo;

 3 - Na tela que surgir, clicar em “Consultar Solicitação”:


Orientações encceja 3


 4 – Na tela que for aberta, informar o CPF, confirmar que não é um robô e clicar no botão "Enviar";

 5 – Na página seguinte estará disponível o documento digital pronto para o candidato fazer a retirada e, se necessário, imprimir.

 “Reforçamos que a certificação do Encceja no IFF é feita de maneira inteiramente digital, desde a solicitação do documento à entrega. Com isso, os documentos certificadores também são assinados de forma eletrônica e cumprem com as disposições do Decreto Nº 10.543, de 13 de novembro de 2020”, explica Renata Pessanha, secretária executiva da Pró-reitoria de Ensino do IFF.

 Os procedimentos de verificação da autenticidade dos documentos certificadores do Encceja emitidos pelo IFF estão descritos nos próprios documentos: na Declaração Parcial de Proficiência, no canto inferior esquerdo; no Certificado de Conclusão do Ensino Médio, na segunda página do arquivo (verso do documento), canto inferior esquerdo.

 “Em caso de dúvidas, indicamos o contato de WhatsApp do Atendimento da Comissão de Processos Seletivos do IFF: +55 22 2737-5697. Esse número pode ser contactado apenas pelo aplicativo,  e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h (horário de Brasília). As dúvidas também podem ser enviadas ao e-mail da Pró-reitoria de Ensino: proen@iff.edu.br”, acrescenta Renata.

 O IFF foi homologado como Instituição Certificadora do Encceja Exterior em novembro de 2022 para o Ensino Médio, por meio da Portaria INEP Nº 515/2022; e iniciou a emissão dos certificados nesse mês de março de 2023.




√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais 

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!




registrado em: , , ,