Notícias

Inovação

IFF, poder público e demais instituições discutem o fortalecimento da inovação no Norte Fluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/02/2019 13h43, última modificação 31/08/2023 12h52
Gestores se reuniram com a coordenação da Startup Rio, programa de fomento ao empreendedorismo que deverá ter o município de Campos como um dos seus polos.
IFF, poder público e demais instituições discutem o fortalecimento da inovação no Norte Fluminense

O Encontro teve como pauta o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Norte Fluminense./Foto: Jorge Ferreira

 Fortalecer o interior do estado do Rio de Janeiro por meio da inovação tecnológica. Com esse objetivo, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães e demais representantes do Instituto, Prefeitura de Campos, Uenf, Fundecam, Incubadora de Empresas TEC Campos, Sebrae, Polo de Inovação e Empresas Juniores do IFF e do Porto do Açu estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, com o coordenador do Programa Startup Rio, Paulo Espanha.

 As reuniões, que aconteceram no Polo de Inovação, Porto do Açu e no gabinete do Prefeito de Campos, Rafael Diniz, tiveram como pauta o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Norte Fluminense e a interiorização da Startup Rio, que deve ter como um de seus polos o município de Campos dos Goytacazes.

 O programa, criado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação no estado, transformando-o em um ambiente propício e atrativo para o desenvolvimento tecnológico. Nas quatro edições do programa já foram investidos cerca de R$ 30 milhões, com aproximadamente 350 proponentes incubados.

 A agenda começou no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFF, com a apresentação da estrutura de laboratórios e dos projetos desenvolvidos pela unidade. Em seguida, Paulo Espanha e os demais gestores seguiram para o Complexo Portuário do Açu, onde a coordenadora de Responsabilidade Social do porto, Izabel Sousa, fez uma apresentação sobre o empreendimento, que é considerado um dos vetores de desenvolvimento da região.

 Na ocasião, foi proposta a criação conjunta de um Plano Estratégico de Tecnologia e Inovação em Sustentabilidade para o território. “Entendemos que o ambiente de inovação e tecnologia é um atrativo de novas empresas e alavanca novos negócios para a região. Essa aproximação com os centros de inovação é muito importante”, destacou Izabel.

 Na parte da tarde, o grupo foi recebido pelo Prefeito de Campos, Rafael Diniz, que se colocou à disposição para parcerias. “É uma alegria muito grande poder receber as instituições para debater a inovação, que é um dos caminhos para trazer desenvolvimento para a nossa região, que não era debatida em nossa cidade, e hoje vem sendo discutida por causa desse ambiente que nós montamos, da academia com o poder público e outros atores. É um grande avanço estarmos reunidos aqui encontrando soluções e, mais que isso, fortalecendo esse ambiente que mostra para todos os outros setores o que a gente quer, que é o caminho do fortalecimento da inovação”, ressaltou o prefeito.

 Paulo Espanha destacou a importância da aproximação com o poder público e demais atores, e do conhecimento das vocações de cada região para que elas possam ser transformadas em inovação e empreendimentos que possam mudar a vida das pessoas. 

 “O nosso objetivo é interiorizar a Startup Rio, levando-a para cada região do estado, para desenvolver o Rio de Janeiro como um todo, transformando cada região de forma que ela seja autossustentável, melhorando o interior para que as pessoas não precisem sair para a capital, para que elas possam ter uma boa qualidade de vida aqui, ter empregos e família aqui, com uma distribuição mais equânime de renda e população no estado, o que é extremamente saudável para a economia”, afirmou Paulo.

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães, também destacou a sintonia e o esforço de todos os envolvidos para o fortalecimento do interior do estado por meio da inovação tecnológica.  “Trazer a Startup Rio para o interior do estado, sediada em Campos dos Goytacazes, será um grande avanço nessa perspectiva de crescimento do interior a partir da inovação e fortalecerá o nosso ecossistema de inovação que está  cada vez mais convergindo e se fortalecendo pelas atuações das nossas instituições de educação, especialmente de ensino superior, que desenvolvem pesquisa, do poder público, e das empresas que aqui estão postas, agora com a presença mais forte do Complexo Portuário do Açu”, finalizou.