IFF presente na Reunião Técnica da CBBI

por admin publicado 27/11/2014 14h45, última modificação 31/08/2023 12h46
A reunião técnica da Comissão Brasileira de Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CBBI), ocorreu no dia 20 de novembro, em Minas Gerais.

O XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias foi realizado de 16 a 21 de novembro de 2014, em Belo Horizonte-MG, e teve como tema “Bibliotecas Universitárias e o Acesso Público à Informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”.

A bibliotecária-documentalista da Reitoria, Viviane Ribeiro, representou o Instituto na reunião técnica da Comissão Brasileira de Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CBBI), realizada no dia 20 de novembro, como parte do evento.

“Foram apresentados a composição e o histórico da CBBI, instituída em 2011; as ferramentas de comunicação do grupo, como o site oficial e a rede social; e também foi anunciado o próximo Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal, a ser realizado pelo Instituto Federal do Amazonas, em Manaus, de 06 a 08 de maio de 2015”, conta.

Viviane destaca que a reunião técnica contou com Grupos de Trabalho (GTs) com temáticas variadas e atividades específicas da biblioteca como o processamento técnico, a normalização e a gestão. “Essa metodologia de trabalho está sendo bastante utilizada pelas bibliotecas e sistemas de bibliotecas não só da Rede, como de todo o país. Esse modelo otimiza a força de trabalho dos recursos humanos e evita o retrabalho, conforme pôde ser observado nas palestras ministradas sobre o tema ao longo do Seminário”, afirma.

O evento ainda contou com relatos de pesquisas, experiências, discussões sobre arquitetura de bibliotecas e dimensionamento dos espaços, uso de software de automação de serviços, organização das bibliotecas em sistema, acervos em relação ao número de usuários e outras perspectivas da realidade desse setor na Rede.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 27/11/14)