Prevenção

IFF promove campanha Abril Verde para conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/04/2023 16h40, última modificação 31/08/2023 13h16
Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do IFFluminense elaborou informativos para reforço da conscientização dos servidores.

(Arte: Programação Visual/IFF)

Abril é o mês dedicado à Saúde e Segurança do Trabalho. Por isso, a Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST) do Instituto Federal Fluminense promove a campanha Abril Verde, com objetivo de conscientizar sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. A campanha é aberta à população em geral e tem como público-alvo os servidores do IFF

A segurança no trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho.

O que pode ser considerado acidente de trabalho

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da instituição, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

Há 20 anos, no dia 28 de abril de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

>> O acidente que acontece quando o trabalhador está prestando serviços por ordem da instituição fora do local de trabalho;
>> O acidente que acontece quando o trabalhador estiver em viagem a serviço da instituição;
>> O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
>> Doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
>> Doença do Trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Plataforma SmartLab, iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicam que, apenas em 2020, foram registrados 46,9 mil acidentes de trabalho no Brasil da população com vínculo de emprego regular.

Prevenção dos acidentes de trabalho

A prevenção de acidentes de trabalho envolve esforços na área de gestão, previsão, planejamento e empenho, com foco em avaliar riscos e implementar ações. "Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde", destaca a enfermeira da Reitoria, Bárbara Figueiredo. "A proposta é fazer com que os servidores contribuam para a promoção de um ambiente laboral cada vez mais seguro, saudável e com preservação da vida no IFF", acrescenta.

Acesse o folder informativo da campanha Abril Verde.

Quiz "Ações de Saúde no ambiente de Trabalho/Teletrabalho"

Com o objetivo de ressaltar a importância do desenvolvimento de ações e condutas que previnem acidentes e doenças profissionais, a Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho elaborou um quiz para que o servidor/profissional desenvolva conhecimentos sobre as atitudes que podem promover a saúde e beneficiar o seu dia a dia de trabalho. Acesse AQUI

Quiz "Saúde Vocal"

Para marcar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, e conscientizar a todos sobre sua importância e os cuidados necessários para preservá-la, a CSST elaborou um quiz para que o servidor/profissional da voz desenvolva conhecimentos sobre as atitudes que podem promover a saúde vocal e beneficiar a voz no seu dia a dia de trabalho. Acesse AQUI

Confira, na página da Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do Instituto Federal Fluminense, uma série de informativos para promoção da saúde.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!