IFF promove Curso de Formação para Novos Servidores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/06/2022 08h15, última modificação 31/08/2023 13h09
O curso, ofertado em caráter obrigatório para servidores em estágio probatório, é realizado desde 2016 e mais de 800 servidores já se capacitaram.
IFF promove Curso de Formação para Novos Servidores

Os servidores participaram do encontro de abertura e receberam o treinamento do Módulo I.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Diretoria da Escola de Formação, promove o Curso de Formação para Novos Servidores do IFFluminense. O curso semipresencial, com carga horária de 98 horas, sendo 90 horas a distância e 08 horas presenciais, será realizado no período de 03 de junho a 07 de agosto de 2022.

A formação é obrigatória para servidores do IFFluminense, em estágio probatório, conforme estabelecido pela Portaria N.º 321, de 19 de maio de 2022. O curso da sétima turma será ofertado para servidores que entraram em exercício a partir de 03 de maio de 2021.

"Esse curso foi pensado porque nós queríamos que o colega que entrasse nessa Instituição conhecesse a nossa gama de possibilidades administrativas, nossos deveres e direitos, e tivesse a consciência do nosso papel como agente público da educação", afirma o reitor, Jefferson Manhães.

O primeiro encontro presencial obrigatório foi realizado no dia 03 de junho, na Reitoria. Neste dia, os servidores participaram do encontro de abertura e receberam o treinamento do Módulo I. Os demais seis módulos serão ofertados a distância.

Durante o encontro de abertura, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, falou sobre a importância do curso no que se refere às questões administrativas. "Essa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos dos servidores que estão chegando ao Instituto Federal Fluminense, considerando que existem alguns sistemas específicos que auxiliam no dia a dia do nosso trabalho".

A coordenadora da Escola de Formação, Thaís Almeida, conta que "desde a primeira edição, em 2016, mais de 800 servidores do IFFluminense se capacitaram". Ela também explica que o objetivo do curso é proporcionar integração ao ambiente institucional e a oportunidade de ampliação de conhecimentos. "Busca-se, desse modo, a compreensão das especificidades do serviço público, da dimensão da educação profissional e tecnológica e do papel do Instituto Federal Fluminense", avalia.

Os servidores que concluírem com êxito o Curso de Formação receberão a certificação de 98 horas, sendo 78 horas da Escola de Formação e 20 horas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Saiba mais – a Escola de Formação do IFF faz parte da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e tem por objetivo promover, apoiar e divulgar ações de formação continuada aos servidores. Com foco principal na demanda interna, a Escola de Formação também possibilita a participação de servidores das esferas federal, municipal e estadual em algumas ações, mantendo seu compromisso de promover formação continuada aos trabalhadores públicos do território de abrangência do IFFluminense.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!