Notícias

Ciência e Tecnologia

IFF promove curso sobre sustentabilidade institucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/09/2021 08h05, última modificação 31/08/2023 13h04
Para garantir a vaga, os servidores e colaboradores do IFFluminense podem se inscrever até 07 de outubro.
IFF promove curso sobre sustentabilidade institucional

Arte: Lionel Mota

 O Instituto Federal Fluminense, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, ofertará o curso "Discutindo a Sustentabilidade Institucional no IFFluminense”, proposto pelo Núcleo de Sustentabilidade do IFF e coordenado pela Escola de Formação.

 São 100 vagas destinadas a todos os servidores efetivos e colaboradores do IFFluminense. O curso contará com carga horária total de 40 horas que serão distribuídas da seguinte maneira: 20 horas para a modalidade a distância, por meio da Plataforma Moodle, mais 20 horas de encontros virtuais, por meio do Google Meet

 As atividades remotas terão início no dia 13 de outubro e se encerrarão em 15 de dezembro deste ano. Os encontros, ao vivo, serão realizados às quartas-feiras, das 10h às 12h, pelo Google Meet.

 As inscrições podem ser feitas até dia 07 de outubro, online, clicando AQUI.

Saiba mais sobre o curso  

  A coordenadora da Escola de Formação, Thaís Corrêa Borges de Almeida, explica que "o curso proporcionará aos servidores do IFF uma aproximação do conceito de sustentabilidade e sua importância nos dias atuais, e será o início de um processo contínuo de capacitação sobre o tema, no âmbito do IFFluminense. A certificação de participação no curso será pela Escola de Formação."

 Um dos objetivos do curso é "começar a estruturar nosso primeiro relatório de sustentabilidade nos moldes da Global Reporting Initiative (GRI)", ressalta o facilitador do curso e professor Vicente de Paulo. Ele afirma que "o curso tem essa preocupação de discutir, de nivelar o conhecimento sobre o tema, e também estruturar o relatório. Mais de 16 mil instituições no mundo fazem esse relatório, inclusive a Universidade de Harvard, e seríamos, então, o primeiro Instituto Federal a produzir esse relatório internacional, dando visibilidade ao IFF". 

 Vicente também conta alguns conteúdos abordados durante o curso. "O foco será a sustentabilidade dentro do IFF, pensando nas dimensões social, ambiental e econômica. Então, o conteúdo do curso trata de diversos aspectos relacionados a essas dimensões: o que é sustentabilidade; a questão da pegada ecológica que cada um de nós deixa em relação ao consumo dos recursos naturais do planeta; um histórico em termos de conteúdo das reuniões, das conferências mundiais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável; a agenda 2030 da ONU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); as certificações na área de sustentabilidade – agenda ambiental da administração pública (A3P)", entre outros. 

 

 

 

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!