IFF promove evento em prol do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/05/2023 12h17, última modificação 31/08/2023 13h17
O evento será realizado de 17 a 20 de maio, em diferentes campi do IFFluminense.
IFF promove evento em prol do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

O evento será de 17 a 20 de maio de 2023 (Arte: Programação Visual/IFF)

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade promove evento institucional referente ao Dia Internacional do Combate à LGBTfobia, em parceria com os Núcleos de estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) e a Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do Instituto Federal Fluminense. O evento acontece dos dias 17 a 20 de maio de 2023 em diferentes campi do Instituto.

A escolha da data é devido ao fato de que em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças. A partir deste momento, a homossexualidade perdeu o seu antigo sufixo "ismo", que caracterizava a orientação como doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia.

A finalidade da celebração é permitir um ambiente de diálogo saudável que informe e sensibilize a comunidade interna e externa. "O evento abordará temas relacionados à rejeição, ao medo, ao preconceito, à discriminação, aversão ou ao ódio (LGBTfobia), sobre a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades, da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos", expõe o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante.

A ação é aberta ao público e os interessados poderão se inscrever AQUI, onde também estão disponíveis as atividades programadas, assim como o nome dos participantes e os campi envolvidos.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!