Notícias

Evento

IFF promove evento institucional em comemoração ao Novembro Negro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/11/2021 16h40, última modificação 31/08/2023 13h06
As atividades culturais serão realizadas de 18 a 24 de novembro e as inscrições podem ser feitas na página do evento.
IFF promove evento institucional em comemoração ao Novembro Negro

Arte: Programação Visual

 A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade, e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense se unem para realizar o Novembro Negro 2021, com a temática “Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo”, o festival institucional será realizado no período de 18 a 24 de novembro de 2021. A programação conta com uma série de atividades culturais com transmissões on-line. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica e ao público externo. As inscrições podem ser feitas AQUI

 De acordo com o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, Jonas Defante, a ideia do evento institucional surgiu a partir da iniciativa do Neabi do campus Bom Jesus, do IFFluminense, que desde 2013 realiza eventos de grande porte para a promoção de discussões sobre a temática dos povos africanos e afro-brasileiros. “No ano de 2020, devido à pandemia da covid-19, o evento foi realizado totalmente de modo virtual. Por isso, surgiu o grande desejo de realizá-lo novamente a nível de Instituto, unindo todos os campi. Esse desejo materializa um anseio que um evento presencial tornaria difícil, especialmente pela abrangência de nosso Instituto e toda a logística necessária para o atendimento de uma demanda tão grandiosa”, comenta Jonas.

Confira a programação:

18/11

  Às 16h30min, o evento institucional terá início com a mesa redonda “A luta pela terra dos povos quilombolas e a agroecologia: como um pode potencializar o outro?”, com mediação de Rian Ferreira Rodrigues e Regis Rodrigues de Almeida, e com a participação de Ricardo Tadeu Galvão Pereira, coordenador de Extensão, Arte e Cultura do IFFluminense do campus Avançado Cambuci e Thiago Coqueiro, coordenador do Coletivo Negro Minervino de Oliveira.

 Às 18h, será a vez da apresentação cultural AfroSaberes: recital literário com tributos à Conceição Maria de Jesus e à Conceição Evaristo.”

 Às 19h30min, apresentação cultural “Arte, Política e Resistência”, com a palestrante, Raquel Fernandes, professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro do IFFluminense campus Campos Centro.

 Às 20h, mesa redonda “Raça, gênero e política”, com mediação de Marcos Abraão Ribeiro, professor e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), do IFFluminense campus Centro, e com participação de Natália Soares Ribeiro, doutora em Políticas Sociais da Uenf, Odete Pereira Da Rocha, membro do Fórum Estadual de Educação do RJ e Totinho Capoeira, presidente da Federação Municipal de religiões afrobrasileiras de Campos dos Goytacazes.

19/11

 Às 15h, mesa redonda “Lideranças em ação antirracista”, com mediação de Catarina Efraim, coordenadora do NEABI do campus Avançado Maricá, com a participação de Mendel Aleluia, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFFluminense campus Avançado Maricá, Márcia Passos, coordenadora de Formação Política do MNU, Edson Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Comunidades da Unegro e da Mônica Quintão, presidenta da Unegro de Maricá.

20/11

 Local: Teatro Municipal Trianon, Rua Marechal Floriano, 211 — Centro, Campos dos Goytacazes.

 Às 18h, mesa redonda “A Cultura Negra no combate ao racismo endêmico”, com mediação de Rossini do Rozário Reis, pedagogo no setor educativo do Museu Histórico dos Campos de Goytacazes, com a participação de Salvadora de Oliveira Cruz, coordenadora das Casas de Cultura do Município de Campos dos Goytacazes, Ricardo da Silva Barbosa Junior, Licenciado em Letras e Bacharel em Direitos e em Ciências Sociais, Conceição Rosa, coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade da Prefeitura de Macaé, e da Tarianne Bertoza, Mestra em Políticas Sociais pela UENF.

 Às 20hshow “De Dentro”, com Diogo Xavier, licenciando em música pelo IFFluminense, músico, compositor, arranjador e palhaço.

22/11

 Às 18h00min, palestra “Sabores da Diáspora nas Américas com a Lourence Cristine Alves, mestre em História das Ciências e da Saúde/Fiocruz.

 Também às 18hbate papo com o tema “Educação para uma sociedade antirracista” com mediação de Adriano Moura, doutor em Estudos Literários pela UFJF, escritor e professor do IFFluminense, com a participação da escritora e mestre em Educação pela UFOP, Luana Tolentino.

23/11

 Às 17h, live show do cantor, compositor, agente cultural e ativista social Marcelo Benjá — Undê3.

 Às 18h30min, roda de conversa promovida pelo Neabi do campus Cambuci, com o tema “Natação e racismo em debate”, com a participação de Matheus Gomes dos Santos Ribeiro.

24/11

 Mesa redonda, às 17h, com o tema “Cultura, Patrimônio e educação antirracista”, com mediação de Georgia da Conceição Reis, coordenadora dos NEABIs do IFFluminense dos campi de Pádua e Cordeiro, com a participação de Fabíola Gonçalves, Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Thaíse Rezende Lima, mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Denise Barata, doutora em Semiótica da Música, Marcela Toledo, Membro do Laboratório de Oralidade e memória Africana e da Diáspora da UERJ, e Giovani Silva, doutor em Letras Neolatinas.

 Às 19h30min, roda de conversa com a temática “O encarceramento em massa da população negra”, com mediação de Ana Kellen Claudino Rodrigues, estudante e membro do Neabi do campus Pádua, e Bruno Ressurreição de Souza, estudante e membro do Neabi do campus Cordeiro, com a moderação de Georgia da Conceição Reis, coordenadora dos NEABIs do IFFluminense dos campi de Pádua e Cordeiro.

Para mais informações, acesse a página do evento.

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!