Ensino e Aprendizagem

IFF promove evento online sobre o uso de Metodologias e Tecnologias na Educação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/09/2022 15h06, última modificação 31/08/2023 13h12
Evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, com transmissão pelo IFFTube. A programação terá palestra e diálogos para compartilhamento de experiências.
IFF promove evento online sobre o uso de Metodologias e Tecnologias na Educação

Programação é aberta a todos os interessados pelo tema (Arte: Graziele Florindo/IFF)

Com o objetivo de discutir a aplicação de metodologias e de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem e de compartilhar experiências realizadas na área, o Instituto Federal Fluminense promove o evento online “Metodologias e Tecnologias na Educação”, nos dias 20 e 21 de setembro, às 19h.

Organizado pelo Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFF e pelos Mestrados Profissionais em Ensino e suas Tecnologias (MPET) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o evento será transmitido pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube. Confira, abaixo, a programação, aberta a todos os interessados pelo tema:

>> 20/09/2022, às 19h - Palestra "Tecnologias para uma aprendizagem mais profunda", com Dr. José Manuel Moran Costas, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP).

>> 21/09/2022, às 19h - Diálogos "Experiências com aplicação de Metodologias e Tecnologias na Educação". Participantes: Breno Terra (IFF), Fernanda Luz e Soraya Castro de Lima Oliveira (egressas do Mestrado MPET) e Gisele Carvalho da Silva Costa Nogueira (egressa do Mestrado Profept).

Para o diretor do Centro de Referência do IFF, Breno Terra, a abordagem da temática do evento é importante, pois a incorporação de metodologias e recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, com objetivos pedagógicos delineados e planejados, proporcionam um grande apoio para a prática educativa, enriquecendo as situações de aprendizagem e ampliando as possibilidades para construção do conhecimento.

“As tecnologias digitais de informação e comunicação possibilitam experimentações, muitas vezes difíceis de serem realizadas sem o uso das mesmas, colaboram em atividades de investigação, permitindo análises críticas e estabelecimento de hipóteses e, entre outras ações, facilitam visualizações, manipulações e levantamento de informações”, destaca Breno, acrescentando que o “uso dessas tecnologias deve garantir a acessibilidade digital e comunicacional, promover a interação entre docentes e discentes, assegurar o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar e possibilitar experiências diferenciadas de aprendizagem”.

Certificado - as pessoas que desejarem solicitar o certificado de participação no evento devem realizar a inscrição no Portal de Eventos do IFF, em eventos.iff.edu.br/palestramoran

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!