Notícias

Caminhos e Desafios

IFF promove evento para discutir Política de Cotas no Ensino Médio Integrado

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/04/2025 16h00, última modificação 28/04/2025 16h00
A programação terá apresentação de trabalhos, palestra e mesa com a presença do professor Gaudêncio Frigotto. Seminário será realizado nos dias 13 e 14 de maio, no IFF Campos Centro.
IFF promove evento para discutir Política de Cotas no Ensino Médio Integrado

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 07 de maio (Arte: Lionel Mota/IFF)

 A Lei de Cotas foi publicada em 29 de agosto de 2012. Pouco mais de 12 anos após sua implementação nas universidades e instituições federais de ensino, o Instituto Federal Fluminense realiza o primeiro seminário sobre o tema: Caminhos e Desafios das Políticas de Cotas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFF

 O evento será realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2025, no auditório Miguel Ramalho, do Campus Campos Centro. Entre os objetivos, está conhecer as pesquisas sobre cotas no Ensino Médio realizadas no Instituto, refletir e pensar em políticas voltadas para a permanência e êxito dos estudantes cotistas. 

 A programação inclui mesas-redondas com apresentação de trabalhos de servidores, palestra, apresentação cultural e Fórum de Discussão com a participação de servidores e estudantes. 

 A Conferência de Abertura, com o tema “Ação Afirmativa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: perspectivas históricas e legais sobre implementação, avanços e desafios da Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/2012)”, será ministrada pela professora Gabriela Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), no dia 13, às 18h30min. 

Os interessados em participar do seminário devem realizar a inscrição até o dia 07 de maio, na página do evento

Segundo dia terá mesa com participação de Gaudêncio Frigotto

 A programação do dia 14, terá um debate sobre cotas no ensino médio integrado nos institutos federais, às 10h30min, com a participação do professor Gaudêncio Frigotto. O pesquisador possui vasta experiência na área de educação, especialmente na educação básica, técnica e profissional, com diversos livros publicados. A mesa contará, também, com a participação da professora Cíntia Magno Brazorotto, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). 

 De acordo com o coordenador acadêmico do evento, professor Marcos Abraão, do Campus Campos Centro, esse primeiro seminário tem “uma importância enorme, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista de se refletir acerca das políticas educacionais voltadas para os cotistas da educação básica ou, no nosso caso específico, do ensino médio integrado ao técnico”. 

 Marcos destaca o baixo número de pesquisas sobre as cotas no Ensino Médio comparado ao número de trabalhos sobre o tema no ensino superior. Para ele, é importante ampliar essa agenda e pensar em políticas voltadas especificamente para esse público que ingressa no Ensino Médio Integrado por cotas. 

 “Os dados que a gente tem, por exemplo, sobre o Campos Centro, já estão bastante consolidados desde 2017, e demonstram um déficit muito importante quando comparados aos alunos que entram pela ampla concorrência e vêm de escolas privadas. Então, é importante que a gente tenha não só o acesso, mas que a gente possa, também, garantir condições de permanência e, o que é mais importante, de conclusão de curso dentro dos três anos que compõem essa modalidade de ensino”, pontua o professor.

 Todas as informações sobre o seminário estão disponíveis na página do evento