LER/Dort

IFF promove live sobre prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/02/2023 14h01, última modificação 31/08/2023 13h15
Evento será realizado no dia 01 de março de 2023, às 19h, no canal oficial do IFFluminense no Instagram.
IFF promove live sobre prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

Acompanhe a live no Instagram @iffluminense (Arte: Júlio Negri)

A Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do Instituto Federal Fluminense promoverá uma live com o tema “Prevenção da LER/Dort”, no dia 01 de março, às 19h, para marcar o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), comemorado em 28 de fevereiro.

O evento, que é aberto a toda a comunidade e tem como público-alvo os servidores do IFF e os alunos dos cursos da área da saúde, será realizado pelo canal oficial do Instituto no Instagram (@iffluminense). A live será conduzida pela enfermeira da Reitoria, Bárbara Figueiredo, com a participação das servidoras Roberta Arantes, do Campus Campos Centro, e Sabrina Bonzi, da Reitoria, que são fisioterapeutas.

Bárbara destaca que o ambiente de trabalho e as funções laborais podem propiciar diversos problemas quando precauções não são tomadas, como as tendinites (principalmente na região do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (ou seja, dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares em vários locais do corpo). “Nos casos mais graves, o trabalhador não consegue realizar as suas atividades laborais de forma plena e tem dificuldade também de fazer a sua higiene pessoal e doméstica”, pontua a servidora.

A enfermeira ressalta que a prevenção é o melhor remédio contra a LER/Dort. “Por isso, esse evento é importante para levar informação à população e ajudar os trabalhadores a organizar o trabalho da melhor forma possível. É importante, também, que profissionais e estudantes da área da saúde saibam identificar e ajudar os trabalhadores afetados por esses agravos”, afirma Bárbara.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!