Protagonismo Feminino

IFF promove Seminário Virtual da Mulher: Educação, Cultura e Ciência

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/06/2020 15h57, última modificação 31/08/2023 12h59
Evento será realizado totalmente online, de junho a agosto de 2020. Submissão de trabalhos e inscrição em atividades com direito à certificação podem ser feitas até 15 de julho.
IFF promove Seminário Virtual da Mulher: Educação, Cultura e Ciência

Evento será realizado por meio de webconferências e lives no Instagram (Arte: Ana Carolina Cruz)

Potencializar a articulação e a realização de estudos e debates sobre gênero, promovendo a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades, visando à garantia da participação efetiva das mulheres e dos movimentos LGBTQI+ no campo das ciências e na carreira acadêmica. Essa é a proposta do Seminário Virtual da Mulher: Educação, Cultura e Ciência, que será promovido pelo Instituto Federal Fluminense, de junho a agosto de 2020.

O Seminário terá início na próxima terça-feira, dia 16 de junho, às 17h, no canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube, com a mesa virtual “Produções culturais realizadas durante a pandemia da Covid-19: uma análise a partir da temática de gênero e de suas relações interseccionais de classe e etnia/raça”. O debate terá a participação das professoras do IFF, Alice Nascimento, Camila França, Olívia Fonseca e Manuela Nogueira, que fará a mediação.

Após a realização da mesa, será disponibilizado um link, que ficará abaixo da descrição do vídeo, para responder as perguntas e comentários do público. Os certificados serão emitidos por meio de uma lista de presença virtual e cada participante deverá colocar seu nome completo nos comentários. A listagem será repassada para o site do evento, onde os certificados serão emitidos.

Ao longo da programação do evento, um programa educativo de encontros online, com foco na mulher e na diversidade, serão discutidas diferentes temáticas como a violência contra a mulher; assédio; sexualidade; saúde mental; invisibilidade das mulheres com deficiência; política e movimentos sociais; entre outros assuntos. Os encontros serão realizados por meio de webconferências pelo IFF Tube e pelo Google Meet, além de lives nos canais dos Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) dos campi do IFF, no Instagram. A programação, com os endereços dos links para participação do público, está disponível no Portal de Eventos do IFFluminense.

"A mulher que desafia o sistema e os dispositivos opressores sofre violências diversas, mas aos poucos amplia seus espaços e ganha voz”, Manuela Nogueira.

De acordo com a coordenadora geral do Seminário, Manuela Nogueira, que também é professora e coordenadora do Nugedis do Campus Cambuci, as temáticas foram escolhidas pensando nas questões mais emergentes neste momento de pandemia da Covid-19 e envolvem todos os processos de lutas, conquista de direitos, enfrentamentos, emancipação e liberdade nos campos da Educação, Cultura e Ciência.

“Estamos vendo a violência doméstica aumentar muito neste período. Esse fato não está ocorrendo por uma eventualidade, mas porque apresenta raízes profundas em nossa sociedade, que foi e ainda é patriarcal e machista. O espaço público, até pouco tempo, sempre foi relegado aos homens e quando a mulher conquista o direito de sair de casa, de votar, exercer cargos de liderança e ter maior autonomia sobre seu corpo, emergem daí os conflitos nas relações de poder. A mulher que desafia o sistema e os dispositivos opressores sofre violências diversas, mas aos poucos amplia seus espaços e ganha voz”, ressalta Manuela.

Submissão de trabalhos

As inscrições para submissão de trabalhos na modalidade de resumo expandido, para apresentação no formato de comunicação oral, e para participar das atividades com direito à certificação estão abertas até o dia 15 de julho de 2020, no site do evento. Podem submeter trabalhos estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvam estudos em um dos eixos temáticos do Seminário. Os trabalhos aprovados e apresentados terão seus resumos expandidos publicados no formato e-book. As normas para submissão estão disponíveis AQUI.

Um evento feito por mulheres para mulheres

A Comissão Organizadora e Científica do Seminário é composta, essencialmente, por mulheres. São 14 servidoras que atuam direta ou indiretamente nos Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF, com o apoio da Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade da Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do Instituto.

“Um seminário que propõe discutir a mulher em campos de conhecimentos diversos, precisa dar voz àquelas que estão produzindo conhecimento e atuando para garantir o protagonismo feminino”, Manuela Nogueira.

“Um seminário que propõe discutir a mulher em campos de conhecimentos diversos, precisa dar voz àquelas que estão produzindo conhecimento e atuando para garantir o protagonismo feminino”, destaca a organizadora Manuela, acrescentando que “a adesão foi massiva, todas ficaram muito felizes por fazerem parte de uma proposta inovadora em nossa instituição. Acredito que esse evento seja o primeiro deste tipo no IFF, feito para mulheres e por mulheres, que demonstra que é possível pensar e produzir ações inclusivas, promovendo o diálogo e a participação de todos e todas em busca da igualdade social”, afirma.

Manuela ressalta que, apesar do foco temático do evento ser a mulher, ela acredita que os conteúdos dos seminários possam contribuir para uma discussão mais ampla, que envolva tanto o público interno - alunos, servidores e comunidade escolar -, quanto a sociedade em geral. “O fato de o evento ficar registrado na rede possibilita que o debate chegue a lugares e pessoas interessadas em discutir questões emergentes em nossa atualidade”, complementa.