Protagonismo Feminino

IFF promove Seminário Virtual das Mulheres

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/03/2023 09h00, última modificação 31/08/2023 13h16
Segunda edição do evento começou nesta segunda-feira, dia 27 de março, e segue até junho. A programação deste ano possui oficinas pelo Google Meet, além de palestras e mesas-redondas que podem ser assistidas pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube.
IFF promove Seminário Virtual das Mulheres

Evento será realizado por meio de oficinas pelo Google Meet, além de palestras e mesas-redondas pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube (Arte: Programação Visual/IFF)

O II Seminário Virtual das Mulheres: Educação, Cultura e Ciência, evento realizado pelo Instituto Federal Fluminense, de março a junho de 2023, busca potencializar a articulação e a realização de estudos e debates sobre gênero, promovendo a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades. Propõe, ainda, a garantia da participação efetiva das mulheres e dos movimentos LGBTQI+ e feminismo negro no campo das ciências e na carreira acadêmica.

O evento começou nessa segunda-feira, dia 27 de março, e segue até junho. A programação deste ano possui oficinas pelo Google Meetcom link enviado para o e-mail do participante inscrito, além de palestras e mesas-redondas que podem ser assistidas pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube. O seminário foi aberto pela oficina "Educação Financeira para Mulheres", ministrada por Érika da Silva Nogueira, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Campos dos Goytacazes.

No dia 29 de março, quarta-feira, estão previstas a oficina "Autoestima para Mulheres", às 14h, ministrada por Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, doutora em Ciências da Educação, mestre em Cognição e Linguagem, Arteterapeuta e Psicopedagoga. E às 19h, a mesa-redonda "Ações em Prol da Igualdade de Gênero", com o Coletivo Feminista (Cofemi) de Itaperuna. Também haverá programação nos dias 30 e 31 de março. E nos dias 26, 27 e 28 de junho, a programação contará com Comunicações Orais - trabalhos aprovados nos eixos temáticos serão apresentados na sala virtual do Google Meet.

A programação do evento, um programa educativo de encontros online, com foco na mulher e na diversidade, pretende discutir diferentes temáticas como autoestima, produção cultural, poder, política, saúde, trabalho, arte e cultura, mulheres indígenas, ciência e tecnologia, empreendedorismo, gestão, subjetividade, violência, questões raciais, resistência, educação, gênero, entre outros assuntos. A programação e link para inscrições estão disponíveis no Portal de Eventos do IFFluminense

"O evento foi concebido em 2020 por uma comissão organizadora composta por 99% de mulheres. Em decorrência da pandemia severa da Covid-19, ocorreu entre os meses de junho e agosto, totalmente virtual. Na época, vários temas foram tratados e compuseram os eixos temáticos do seminário. Neste ano, não seria diferente: mesmo se passando três anos, muitos dos temas são necessários serem debatidos e continuam em voga, infelizmente. A comissão organizadora da segunda edição (Portaria REIT-IFFLU N° 142, de 16 de março de 2023) continua majoritariamente feminina e continuamos com a ideia de termos uma programação diversificada, plural e representativa. Mantivemos o caráter científico e cultural, logo, em junho deste ano teremos os painéis temáticos com as apresentações dos trabalhos acadêmico-científico-culturais, com direito a publicação dos anais do evento", comenta o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Jonas Defante.

Submissão de trabalhos

As inscrições para submissão de trabalhos na modalidade de resumo expandido, para apresentação no formato de comunicação oral, e para participar das atividades com direito à certificação estão abertas até o dia 21 de maio de 2023, no site do evento. Podem submeter trabalhos: estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvam estudos em um dos eixos temáticos do Seminário. Após se inscrever no evento, o participante que desejar submeter um trabalho deverá, primeiramente, ler atentamente as normas contidas no Edital de Chamada Pública para Submissão de Trabalhos

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!