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Atividades Presenciais

IFF promove série de ações para retorno gradual e seguro à presencialidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/10/2021 18h00, última modificação 10/10/2023 13h10
Diálogos com os estudantes, relatorias dos GTs e visitas aos campi integram a Fase 1 do retorno gradual.
IFF promove série de ações para retorno gradual e seguro à presencialidade

Reitor visita diversos campi para diálogo sobre retorno. (Fotos: Divulgação).

 

 O retorno presencial traz uma série de detalhes a serem analisados para que todos possam estar juntos novamente de forma segura. Pensando nisso, o Instituto Federal Fluminense vem trabalhando incansavelmente para possibilitar, inicialmente, as atividades práticas educacionais para os alunos formandos. Desde a criação de grupos de trabalho, diálogos com os diversos campi e reunião do reitor, Jefferson Manhães, diretamente com cerca de 600 alunos, o IFF vem organizando todos os detalhes para um retorno seguro já em novembro deste ano. 

 

 

Comissão de Biossegurança e Grupos de trabalho 

  O Instituto Federal Fluminense publicou a Portaria Nº 373/2021 que designa os servidores para integrar a Comissão Central de Biossegurança do IFF, com objetivo de elaborar protocolos de  biossegurança para o retorno presencial, além de oferecer assessoria às comissões locais que atuarão nos campi. O trabalho da Comissão busca subsidiar, tecnicamente, as ações da gestão juntamente com o Conselho Superior nas questões relacionadas à pandemia.

 Os grupos de trabalho ficaram responsáveis por promover debates e criar diretrizes com base nos temas que foram selecionados, construindo as estratégias a serem adotadas e que devem ser articuladas à legislação em vigor, em especial ao Plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto do IFFluminense, aprovado por meio da Resolução N.º 54/2021, do Conselho Superior, publicada em 20 de setembro 

 Durante o mês de outubro os grupos de trabalho promoveram diálogos sobre temáticas relacionadas ao retorno seguro e progressivo à presencialidade e finalização acadêmica do período pandêmico no IFFluminense. Ao todo, foram 11 grupos de trabalho temáticos formados por representantes dos servidores e estudantes de todo o Instituto, incluindo representações sindicais e de colegiados. 

 “Agradecemos a todos os envolvidos nessas discussões acadêmicas, agentes desse processo. Cerca de 140 participaram das discussões dos GTs (servidores, estudantes, representantes dos colegiados, gestores). O próximo passo é ir aos colegiados, formular os documentos necessários para as próximas fases”, comenta a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Viana, acerca do árduo trabalho realizado pelos GTs.

 Cada grupo detalhou e relatou as necessidades, especificamente por área, para a próxima fase do retorno. O GT1, com a temática “Ações de suporte e funcionamento” destacou o prazo para compras de insumos para evitar a falta, a conferência de itens em estoque por unidade do IFFluminense. A relatoria sobre a comunicação, que integra o GT9,  destacou a importância do esforço coletivo com o comprometimento de todos os atores envolvidos: servidores, estudantes, pais de alunos, gestores, terceirizados.  

 “Daremos publicidade ao relatório na íntegra e, além disso, criaremos um documento único que faça essa costura de tudo o que foi encaminhado. A opinião coletiva sempre prevalece e essa é a ideia dessas relatorias. Vamos levar ao Conselho Superior essas falas para o próximo passo desse pacto,” disse o pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Artur Arêas.

 

 Visitas aos campi

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, vem promovendo uma mobilização institucional, em paralelo aos grupos de trabalho, a partir da agenda de conversas com os campi do IFFluminense. Até o momento, o percurso do reitor contou com visitas presenciais aos Campi Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã, além de reuniões virtuais com as equipes gestoras de dos Campi Santo Antônio de Pádua e Cambuci. Nesta semana, as visitas serão aos Campi Maricá e Campos Centro, e as reuniões com as comunidades do Campi Pádua e Cambuci.

 “É momento de aproximação e de diálogo, seja com a equipe gestora, seja com a comunidade. É a oportunidade de ouvir os gestores, de ouvir a comunidade e, nessas conversas, verificar se estamos, de fato, preparados para o retorno gradual, e o que precisamos para iniciarmos nossas atividades em novembro”, avalia o reitor. 

 Jefferson destaca que, durante seu percurso em todas as comunidades, ficou evidente que a Instituição está comprometida e se preparando para a retomada de suas atividades letivas para receber os alunos e servidores de maneira segura e com um planejamento bem estruturado. “Para que o IFFluminense tenha, ainda em novembro, como preconiza a Fase 2 do Protocolo de Biossegurança, a possibilidade de contemplar todas as atividades práticas que não foram possíveis durante o ensino remoto”. 


 Reunião com os estudantes

 Na última sexta-feira, dia 22 de outubro, foi realizada reunião virtual com o reitor e os estudantes do IFFluminense, na plataforma teams, para conversar sobre o processo gradual de retorno às atividades presenciais. Cerca de 600 estudantes participaram da reunião e, segundo o reitor, foi a maior reunião com a comunidade discente, abrindo oportunidade para conversas e debates. 

 “A reunião com os discentes foi importante para permitir que os estudantes de diversos campi, ainda que com toda essa complexidade do Instituto, possam ter voz e apresentar suas dúvidas. Eles puderam apresentar a vontade deles de querer retornar à escola, naturalmente, de maneira gradual e segura”, ressalta Jefferson. 

 O reitor frisa que tanto nos grupos de trabalho, que contou com 41 estudantes, quanto nessa reunião, houve a participação efetiva da comunidade discente durante o processo de retomada gradual das atividades, marcando um momento histórico de poder de voz estudantil. "É a comunidade acadêmica em ação efetiva", conclui. 

 O estudante do curso Ensino Médio Técnico Integrado em Automação Industrial, 2º ano, do Campus Macaé, Lucas Henrique Morais, reconhece que o retorno presencial deve ser realizado de modo criterioso e cuidadoso, como o IFF tem feito. “É um processo extremamente difícil para esse retorno, contratos desfeitos, mudanças de regulamentos. É mais um ciclo se encaminhando. Estou gostando bastante do resultado das discussões, principalmente no GT3, do qual faço parte. Agradeço pelo espaço e pela oportunidade de integrar a representação estudantil nessa discussão que, com certeza, faz toda diferença”, comenta o aluno, em concordância com as falas do reitor.


Histórico de ações

 O Plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto do IFFluminense foi elaborado por servidores das mais diversas áreas de atuação, que discutiram questões técnicas de forma ampliada, levando em consideração orientações do Ministério da Saúde, da Fiocruz e de documentos norteadores de outras instituições de ensino, além da revisão dos Protocolos Específicos de Biossegurança para as Unidades do IFFluminense, aprovados pelo Conselho Superior e publicados por meio da Portaria N.º 681, de 5 de novembro de 2020.

 São tratados no plano de retorno, entre outros pontos, as diretrizes de preparação das diversas unidades do IFFluminense e os critérios para utilização segura dos espaços, além da estruturação de retorno gradual, priorizando atividades, por exemplo, que não possam ser realizadas de forma remota.

 Em 20 de agosto, o documento foi pauta da reunião ampliada do Colégio de Dirigente, com representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), do Conselho Superior (Consup), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE), estudantes, entre outros.

 As atividades presenciais estão suspensas no IFFluminense desde março de 2020, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A partir de setembro de 2020, foi autorizado o uso de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos campi, até que seja possível o retorno às aulas presenciais. As diretrizes para aplicação desse modelo de ensino no IFF foram construídas por representantes de todos os campi do Instituto, por meio de audiências. Toda a carga horária executada na forma de APNP é computada para o cumprimento do período letivo.

Em caso e dúvidas sobre os protocolos de biossegurança do IFFluminense, é possível entrar em contato com a Comissão Central pelo e-mail ccbio@iff.edu.br.



 

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