Atividades Presenciais

IFF promove webinar sobre o Plano de Retorno das Atividades Presenciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2021 10h40, última modificação 31/08/2023 13h05
O webinar será nesta terça-feira, 19 de outubro de 2021, às 14h, com transmissão pelo IFFTube.
IFF promove webinar sobre o Plano de Retorno das Atividades Presenciais

O Instituto Federal Fluminense realizará um webinar nesta terça-feira, dia 19 de outubro, às 14h, para tratar do tema “Conversando sobre o Plano de Retorno das Atividades Presencias no IFF”. Servidores e alunos do IFFluminense estão convidados a participar da conversa, que será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube.

Participam do webinar o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, e o representante da Comissão Central de Biossegurança, Fernando Nunes.

De acordo com a Resolução N° 54/2021, o IFF está atualmente na Fase 1 do Plano de Retorno às Atividades Presenciais. Nesta etapa, estão sendo realizadas atividades de preparação da instituição para o retorno às atividades presenciais (Fase 2), tais como adequação dos ambientes, compra e instalação de materiais e equipamentos, capacitação de servidores, identificação das atividades da fase subsequente. Já a Fase 2 consiste na presencialidade dos alunos para atividades letivas. Nessa etapa, haverá a necessidade da presença de servidores para suporte às atividades presenciais dos estudantes. O documento traz um quadro de fases com prioridades de retorno às atividades presenciais.

A Fase 2 foi tema de reunião nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, entre o reitor e os servidores da Reitoria. E o webinar desta terça-feira será para que todos os campi, seus servidores e estudantes, tenham conhecimento do plano de retorno e suas etapas, abordando, especialmente, a Fase 2, ou seja, como será a retomada das atividades presenciais necessárias para receber os estudantes concluintes, com utilização dos laboratórios.

O reitor já vem cumprindo uma agenda de conversas com os campi do IFF. Jefferson já visitou os Campi Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana, São João da Barra e Macaé. Os próximos a serem visitados serão: Guarus, Itaperuna, Quissama, Maricá e Campos Centro (até o dia 28 de outubro). Os demais campi receberão a visita a partir do dia 16 de novembro.

Jefferson destaca que os estudantes concluintes precisam realizar as atividades presenciais necessárias para finalizarem seus cursos, sejam eles de nível médio, técnico ou superior. "Muitos dos familiares de nossos estudantes perderam a renda. A fome voltou fortemente. Há grande expectativa de que esses estudantes possam concluir seus cursos e entrar no mercado de trabalho para melhorar a renda da família. Eles precisam se formar", considera.

O reitor pondera que o retorno presencial exige cuidados. "A pandemia não acabou. Mas, hoje, há condições de ações presenciais, desde que seguindo todos os protocolos de segurança e, entre eles, a vacinação completa. Temos urgência: urgência dos estudantes que estão no fim de seus cursos, urgência de organizar os laboratórios. Portanto, precisamos retomar ou intensificar algumas atividades presenciais necessárias à recepção dos estudantes por parte dos servidores docentes, dos técnico-administrativos em educação, dos terceirizados".

Por fim, Jefferson Manhães reforça que o grau de vacinação atualmente já permite a retomada das atividades presenciais essenciais para o preparo da Fase 2. "Chegou o tempo de retomar nossas atividades letivas, logicamente que do modo que seja o mais seguro, gradual, cuidando uns dos outros. Temos que assumir o retorno das atividades letivas ainda neste ano, guardando sempre o princípio da vida em equilíbrio com o direito à educação pública e de qualidade".

Grupos de Trabalho estão se reunindo para tratar de vários temas relacionados ao retorno presencial. A previsão é de que no dia 22 de outubro seja realizada a relatoria dos GTs.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!