Notícias
Novo Prazo
IFF prorroga prazo da consulta pública para atualização do Regimento Geral
Minuta do documento permanece na fase de discussão e recebimento de contribuições (Arte: Programação Visual/IFF)
Estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa têm uma nova oportunidade para contribuir com a atualização do Regimento Geral do Instituto Federal Fluminense. O prazo para consulta pública do documento que orienta a organização e o funcionamento de todas as instâncias do IFF foi prorrogado até o dia 15 de novembro.
A minuta do Regimento Geral está disponível para discussão e sugestões na Plataforma Participa IFF, no endereço eletrônico participa.iff.edu.br. A consulta foi dividida em duas partes:
➡️ Para contribuir com os títulos que tratam do Regimento e seus Objetivos e da Organização Geral, acesse AQUI.
➡️Para colaborar com os títulos que tratam dos Atos Administrativos, das Honrarias e das Disposições Finais e Transitórias, clique AQUI.
Um tutorial com o passo a passo de como participar da construção coletiva da atualização do Regimento Geral e enviar as observações ao documento pode ser acessado NESTE LINK.
De acordo com a Pró-reitoria de Ensino, o prazo foi estendido porque a equipe está cumprindo o calendário de visitas aos campi (veja abaixo) para apresentação do Regimento e sensibilização das comunidades interna e externa para a participação na estruturação do documento orientador do funcionamento do Instituto.
A consulta pública pela Plataforma Participa IFF é composta por quatro fases:
1️⃣ Discussão, que é a fase em que a minuta do Regimento Geral se encontra;
2️⃣ Relatoria, quando a comissão responsável faz a análise das sugestões enviadas pela comunidade;
3️⃣ Expressão de Opinião, onde estudantes, servidores e o público externo podem manifestar o seu grau de concordância com a redação final do documento;
4️⃣ Conclusão, quando o documento é finalizado e encaminhado para apreciação do Conselho Superior.
O texto da minuta foi proposto pela comissão de revisão do documento designada pela Portaria Nº 102, de 25 de março de 2026. O Regimento Geral vigente foi publicado pela Resolução CONSUP/IFFLU Nº 281, de 18 de setembro de 2024.
🗓️ Cronograma de visitas aos campi:
| Campus | Data |
| Reitoria | 04/08/2026 |
| Quissamã | 05/08/2025 |
| Macaé | 12/08/2026 |
| Campos Centro | 18/08/2026, às 16h |
| Itaperuna | 19/08/2026 |
| Cabo Frio | 19/08/2026 |
| Campos Guarus | 26/08/2026, às 16h |
| Bom Jesus | 02/09/2026 |
| Maricá | 09/09/2026 |
| Itaboraí | 16/09/2026 |
| Pádua | 22/09/2026, às 14h |
| São João da Barra | 23/09/2026 |
| Cambuci | 30/09/2026 |