Produção científica

IFF publica nova edição do Boletim do Observatório Ambiental

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 20/04/2020 12h45, última modificação 31/08/2023 12h58
A poluição das águas oceânicas e de regiões costeiras é o tema abordado no primeira edição de 2020, disponível para leitura no site oficial da Editora.
IFF publica nova edição do Boletim do Observatório Ambiental

Publicação pode ser acessada online.

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense publicou novo número do Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, periódico científico do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF.

O boletim, de periodicidade semestral, tem como finalidade publicar – após processo de avaliação entre pares – contribuições inéditas nos idiomas português e inglês para suporte a decisões relacionadas ao meio ambiente, debatendo questões que envolvem problemas e conflitos ambientais existentes no Brasil, com foco especial na região de abrangência do Instituto Federal Fluminense, e também em âmbito mundial.

O editor assistente do boletim, José Augusto Ferreira da Silva, destaca o objetivo de colaborar com a proteção e recuperação do meio ambiente, por meio das iniciativas embasadas na ciência. “Este periódico revela nossa missão ‘sentinela’ de divulgar as melhores soluções inovadoras e criativas para o cuidado com o nosso ambiente”.

O volume 14, número 1, primeira publicação do ano de 2020, traz 11 artigos de revisão e comunicação científica que abordam a poluição das águas oceânicas e de regiões costeiras, divididos entre os seguintes temas: objetivos de desenvolvimento sustentável e a importância ambiental dos oceanos limpos de resíduos de qualquer natureza; acúmulos de partículas microplásticas no ambiente por descartes incorretos de resíduos plásticos; poluição oceânica e a contaminação frequente de espécies aquáticas pela intensificação das ações antrópicas “na era dos plásticos”; sociedade de consumo e sistemas para gerenciamento do ciclo de produção, consumo e destinação final adequada de plásticos; e gestão e qualidade das águas de regiões costeiras fluminenses.

O Boletim do Observatório Ambiental está no site da Essentia Editora, disponível AQUI.