IFF reafirma apoio ao SIGA-EPCT

por admin publicado 25/10/2012 10h56, última modificação 31/08/2023 12h45
O reitor, Luiz Augusto Caldas, reafirmou o interesse do IFF em continuar com a colaboração ao desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Rede Federal de EPCT.

O reitor ainda ressaltou a sua crença na competência da Rede em prover suas próprias soluções tecnológicas, em reunião realizada nos dias 18 e 19 de outubro de 2012, em Campos-RJ.

Essa disposição foi reforçada pelo diretor do campus Campos-Centro, Prof. Jefferson Azevedo e pelo pró-reitor de administração, Prof. Helder Carvalho que se ofereceram para fornecer os recursos necessários para o funcionamento do núcleo do projeto no instituto.

Com o encerramento da gestão do Projeto SIGA-EPCT pela Rede Nacional de Pesquisa em Tecnologias Digitais (RENAPI), em julho de 2012, o sistema está passando por um processo de apropriação pelas instituições usuárias através dos seus gestores de TI e na avaliação do grupo que está assumindo o Projeto, as atividades de integração devem continuar no sentido de agregar ao, então chamado SIGA-EDU, funcionalidades administrativas.

Para isso, inicialmente, o IFF ficará como o principal ativista e a ele serão agregadas novas instituições parceiras. A professora do IFF, Ana Silvia Escocard, que assumirá a coordenação desse núcleo, ressalta a importância desse trabalho para além da produção de um sistema e reforça que a equipe de pesquisadores procurará manter o caráter formativo das atividades ali realizadas respeitando a filosofia do projeto.

O diretor de Gestão da TI do IFF, Ronaldo Amaral informou que independente do trabalho do núcleo a sua diretoria participará do desenvolvimento e implantação dos módulos educacionais disponibilizando analistas e técnicos de TI para compor a equipe. Ronaldo Amaral ressalta que não identificou no mercado outra opção de sistema para acompanhamento e registros das atividades acadêmicas que atenda as especificidades das instituições federais de EPCT com a mesma amplitude do SIGA-EPCT e, por isso, é válido continuar com o seu desenvolvimento.

Além da equipe do IFF a reunião contou com a presença de membros do Projeto SIGA-EPCT, Francisco Hirano e Marinaldo Oliveira, ambos do Instituto Federal do Tocantins e que estão, voluntariamente, trabalhando no repasse do sistema para a Rede; de Edson Castro, analista de TI do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, instituição que vem se revelando importante parceiro neste processo; e, de Thyago Tosin, analista de TI do Instituto Federal de Roraima que chega para se somar a equipe de integração.

A coordenadora do FORTI, Edna Matos informa que esta é a segunda reunião dos gestores de TI com membros do Projeto SIGA-EPCT, tendo a primeira ocorrido no mês de agosto em Palmas-TO, quando foi definido o recomeço dos trabalhos de desenvolvimento e suporte dos módulos educacionais e que outros encontros e visitas estão previstos para reorganização do projeto e para que as instituições entendam a necessidade de colaboração mútua para que o sistema possa ser mantido atualizado de forma a atender as necessidades da Rede.

Até o dia 26 de outubro está acontecendo uma reunião técnica no Instituto Federal Catarinense e nos dias 08 e 09 de novembro será feita uma visita ao campus de Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas com o objetivo de se fazer a transferência tecnológica das atividades de suporte ao sistema. E, no período de 05 a 09 de novembro será realizada, no Instituto Federal da Bahia, a II Oficina de Codificação das Tecnologias do Projeto SIGA-EPCT que visa capacitar os analistas e técnicos de TI e os alunos que trabalharão no desenvolvimento do sistema.

Fonte: http://www.forti.ifpa.edu.br/