Notícias

Teste Presencial

IFF aplica avaliação de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/02/2024 17h32, última modificação 23/02/2024 17h38
As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro e a avaliação presencial será realizada no Campus Cabo Frio.
IFF aplica avaliação de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados

A avaliação será no dia 08 de março, no Campus Cabo Frio (Arte: Karine Prevatto/IFF).

 O Instituto Federal Fluminense torna público o Edital N°. 25/2024, referente ao processo de inscrições para avaliação presencial de língua portuguesa, destinada a estrangeiros, imigrantes e refugiados que tenham concluído algum curso de Português a distância ou on-line oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

 O período de inscrições é de 22 a 27 de fevereiro de 2024, por meio formulário  eletrônico, disponível AQUI. São 10 vagas disponibilizadas, ao todo, e a avaliação será realizada no Campus Cabo Frio, no dia 08 de março.

 A medida, resultante de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFF e o IFRS, tem como objetivo auxiliar no processo de naturalização de estrangeiros, imigrantes e refugiados que residem no Estado do Rio de Janeiro, conforme estipulado na Portaria  Nº 623/2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirma Rômulo dos Santos Rangel, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional do IFF e responsável pela iniciativa. 

 Rômulo salienta a importância dessa ação, ressaltando que ela contribui significativamente para a inclusão, integração desses indivíduos na sociedade brasileira, e para sua adaptação ao novo país,  enriquecendo a diversidade cultural e social. 

 Recomenda-se que os interessados leiam cuidadosamente o edital antes de se inscreverem, e acompanhem todo o processo no Portal de Seleções.