Ensino

IFF realiza Aula Inaugural da 1.ª turma do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2017 13h30, última modificação 31/08/2023 12h43
A aula magna contou com a palestra “Formação de Professores na Era Digital: Saberes Docentes”, ministrada pela reitora do IFC, Sônia Fernandes.

Diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos, dá as boas-vindas aos mestrandos

Os 15 alunos da 1.ª turma do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do IFFluminense participaram da aula inaugural do curso, na noite de quinta-feira, dia 14 de setembro, no auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos Centro.

Os novos mestrandos foram recepcionados pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, pelo pró-reitor Vicente de Oliveira e equipe da pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, pelo diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Campos Centro, Jonivan Lisboa, pelas coordenadoras do programa, Sílvia Batista e Gilmara Barcelos, e demais professores do curso.

“É muito bom ver educadores reunidos aqui para pensar e discutir a educação. Vocês, estudantes, são o sentido maior desse curso, que reúne professores para discutir os desafios que temos como educadores e retornar com essas reflexões para a sala de aula”, afirmou o reitor Jefferson Manhães, destacando que o novo mestrado já começa com nota quatro da Capes e é um sério candidato a ter um programa de doutorado no IFF.

O pró-reitor Vicente de Oliveira destacou o comprometimento do corpo docente, que abraçou a ideia do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias, e a nota obtida pelo programa. “Apenas 6% dos programas apresentados no mesmo edital do MPET obtiveram nota quatro”, afirmou.

A aula de abertura contou com palestra da reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina Fernandes, com o tema “Formação de Professores na Era Digital: Saberes Docentes”. A palestrante falou sobre os conceitos de ensino, tecnologia e os saberes necessários para a prática docente no mundo contemporâneo.

“Estamos em uma era em que o mundo se movimenta de forma digital, é um outro tempo, que transcende a dimensão técnica”, disse Sônia, falando sobre a definição do termo tecnologia como o estudo do transformar, do modificar. “A partir do momento em que modificamos a natureza primitiva, transformando ou modificando algo, nós estamos fazendo tecnologia”.