Notícias

Evento

IFF realiza Seminário Online da Semana do Meio Ambiente

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/05/2021 16h04, última modificação 31/08/2023 13h02
Evento é promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade e será realizado de 31 de maio a 02 de junho.
IFF realiza seminário online da semana do meio ambiente

O evento é em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente (Arte: Júlio Cezar).

 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF realiza o Seminário Online da Semana do Meio Ambiente. Com três dias de programação, o evento, gratuito, vai acontecer de 31 de maio a 02 de junho com mesas-redondas e palestras transmitidas pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube, além de oficina e roda de conversa entre os extensionistas e pesquisadores da instituição, no Google Meet.

 O evento é em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e cuja temática para o ano de 2021 é o debate acerca das tecnologias e da ciência em prol da preservação ambiental.

 “Diante desta perspectiva, o IFF, revelando seu papel para a educação ambiental e em prol da sustentabilidade, comprometendo-se com a agenda 2030 da ONU, tendo seus projetos de pesquisa e extensão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e formando pessoas para o mundo do trabalho com conhecimentos técnicos na área ambiental em seus cursos Técnicos em Meio Ambiente, Bacharelado em Engenharia Ambiental, Mestrado profissional em Engenharia Ambiental, Doutorado profissional na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza este evento de integração da comunidade acadêmica, de divulgação de projetos institucionais para a sociedade, de debates acerca do cenário ambiental internacional e das preocupantes questões nacionais”, destaca Catia Viana, pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF.

 A abertura oficial será no dia 31 de maio, às 14h, seguida de palestra sobre as degradações ambientais na Amazônia. No dia 01 de junho, serão apresentados os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no IFF na área de Meio Ambiente, a partir das 08h; a partir das 14h, é a vez da mesa-redonda com os coordenadores dos cursos ofertados na área, no Instituto, apresentando projetos de destaque nos campi.

 No dia 02 pela manhã, será realizada a oficina Simulação Climática com a simulação de 18 ações climáticas e seus impactos, utilizando o software EN-Roads. Na parte da tarde, palestra e mesa-redonda com convidados de destaque, além de dois painéis: um com empresas juniores do IFF e outro com egressos.

Para as atividades no Google Meet é necessário realizar inscrição no site do evento. São 20 vagas para cada atividade. Clique aqui para conferir a programação completa.

 Entre os convidados de destaque, Catia cita: Sérgio Besserman, coordenador Estratégico do Climate Reality Project Brasil e professor da PUC-RJ; Mauro Pereira, da ONU/Defensores do Planeta/Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara; e Andréa Santos, PET/COPPE/UFRJ/Secretaria Executiva do Painel Brasileiro para Mudanças Climáticas.

 A expectativa com o evento é levantar discussões “acerca da importância da sustentabilidade, dos impactos de ações nacionais e mundiais sobre o meio ambiente e apresentar projetos institucionais que mitigam a degradação ambiental”, acrescenta Catia. 

 Todas as informações estão disponíveis no Portal de Eventos.

 

registrado em: , , , ,